Com capacidade hídrica de 4,4 bilhões, RN já possui 70% de água acumulada nos reservatórios

Dourado e Gargalheiras em capacidade máxima, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estima que o fornecimento de água para a região de Acari e Currais Novos está assegurado pelos próximos quatro anos

Por Rogerio Magno em 12/04/2024 às 16:02:02
Foto: Paulo Cezar Filho/Igarn

Foto: Paulo Cezar Filho/Igarn

Essa é uma estimativa de Paulo Sidney, diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), que confirmou na entrevista durante o programa Ligado na Cidade, da Jovem Pan News Natal, nesta sexta-feira (12). De acordo com ele, o Rio Grande do Norte tem uma média de 70%, com água acumulada entre os principais reservatórios do Estado. Com os reservatórios Dourado e Gargalheiras em capacidade máxima, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estima que o fornecimento de água para a região de Acari e Currais Novos está assegurado pelos próximos quatro anos.

"Como estamos ainda na metade da quadra chuvosa, pode ser que tenhamos um dos melhores anos em termos de recarga dos reservatórios dos últimos 12 a 13 anos. Um resultado espetacular", afirma o diretor-presidente do Igarn.

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui uma capacidade hídrica 4,4 bilhões de metros cúbicos, com forte influência do Reservatório Armando Ribeiro que sozinho consegue armazenar até 2,4 bilhões. Após a entrega de Oiticica, que tem previsão para o segundo semestre de 2024, o Estado deve alcançar uma capacidade de 5 bilhões de metros cúbicos, informou Paulo Sidney.

A Barragem de Oiticica recebeu com uma nova liberação de R$ 46,4 milhões pelo Governo Federal. Ao todo, já foram executados R$ 678,2 milhões na obra. O reservatório terá capacidade de armazenamento de 598 milhões de metros cúbicos. O anúncio do adiamento da entrega aconteceu ainda no dia 3 de abril com alegação de fortes chuvas. O prazo anterior era até o primeiro semestre.

De acordo com Paulo Sidney, o projeto Adutora Seridó, realizado em parceria com o Governo Federal, deve captar água abaixo de Oiticica e antes de Armando Ribeiro, com estimativa de que um dos cinco trechos consiga solucionar o atendimento de água em "quase todo Seridó".

Fonte: Portal Diário do RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab