Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Com ampla maioria de votos, servidores decidem encerrar greve da saúde do RN

Srvidores da saúde do Rio Grande do Norte votaram em Assembleia, nesta quinta-feira 25, pelo fim da greve da categoria, iniciada no dia 3 de abril.


Servidores da saúde durante assembleia nesta quinta-feira 25 em Natal - Foto: Divulgação/Sindsaúde-RN

Os servidores da saúde do Rio Grande do Norte votaram em Assembleia, nesta quinta-feira 25, pelo fim da greve da categoria, iniciada no dia 3 de abril. A votação foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado (Sindsaúde/RN). O quantitativo de votantes ainda não foi divulgado, mas, segundo informações da assessoria de imprensa, mais de 90% dos participantes votaram sim para o encerramento da paralização.

A decisão chega um dia após proposta oferecida pelo Governo do Estado na tarde de ontem 24, quando o secretário de Administração do RN (Sead/RN), Pedro Lopes, reuniu-se com representantes do Sindsaúde/RN para negociar o reajuste salarial solicitado pelos trabalhadores e outras reivindicações.

Proposta do Governo do RN para os servidores da saúde

Na reunião de ontem, a Sead ofereceu um primeiro reajuste salarial de 4,6% em janeiro de 2025, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA); seguido de um segundo reajuste em abril de 2025, de acordo com o cálculo do IPCA de 2024 e, em janeiro de 2026, um terceiro reajuste de 2%, além de outro ajuste a partir do cálculo do IPCA de 2025, aplicado em abril de 2026.

Paralelo a isso, a carga horária da categoria passaria de 30h para 40 horas semanais progressivamente, para os processos pendentes de aprovação, com aumentos de 30% em junho de 2024, 20% em dezembro de 2024 e mais 20% em maio de 2025, priorizando o interesse da administração e consultando a Mesa SUS em cada etapa. Também está previsto um reenquadramento por tempo de serviço para servidores com mais de 30 anos, com um projeto de lei em 2024 e implementação em maio de 2025.

Outra medida é a equiparação do piso salarial da radiologia ao da enfermagem, com paridade e atualização para dois salários-mínimos em maio de 2025. Haverá uma alteração legislativa para incluir o plantão eventual no cálculo da gratificação natalina, e os passivos de implantação até 2023 serão pagos em 2024, com parcelas mensais até outubro e o saldo em novembro e dezembro.

O Governo também informou que buscará aplicar o piso da enfermagem aos aposentados em maio, dialogando com o Ministério da Saúde. Além disso, está prevista a realização de um novo concurso público para a saúde pública até junho de 2025, incluindo os processos internos em andamento.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!