Lula classifica como insanidade o PL que equipara aborto ao homicídio

Na avaliação do presidente Lula, a atual legislação sobre o tema j√° garante que o Brasil aja de forma "civilizada" na tem√°tica

Por Rogerio Magno em 16/06/2024 às 06:56:57
Lula classifica como insanidade projeto de lei que equipara aborto ao homicídio - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula classifica como insanidade projeto de lei que equipara aborto ao homicídio - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz In√°cio Lula da Silva classificou como "insanidade" o projeto de lei (PL) que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homic√≠dio. Em sua avaliação, a atual legislação sobre o tema j√° garante que o Brasil aja de forma "civilizada" na tem√°tica.

"Eu, Luiz In√°cio Lula da Silva, fui casado, tive cinco filhos, oito netos e uma bisneta. Eu sou contra o aborto. Entretanto, como o aborto é realidade, a gente precisa tratar como uma questão de sa√ļde p√ļblica", afirmou o petista, em coletiva de imprensa neste s√°bado, 15, na It√°lia. "Eu acho que é insanidade alguém querer punir uma mulher numa pena maior que o criminoso que fez o estupro. É, no m√≠nimo, uma insanidade isso."

A Câmara aprovou a urg√™ncia do projeto na quarta-feira, 12. A votação relâmpago aconteceu de modo simbólico e sem que o nome do projeto fosse citado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quando pautado no plen√°rio. Alguns parlamentares nem sequer perceberam o que estava sendo votado. Houve reclamações sobretudo do PSOL, que é contr√°rio à iniciativa.

Lula disse que não acompanhou de perto o debate, por estar em viagem no exterior. Porém, quando voltar ao Pa√≠s, "tomarei ci√™ncia disso".

"Tenho certeza que o que tem na lei j√° garante de forma civilizada para tratar com rigor o estuprador e com respeito a v√≠tima. É isso que precisa ser feito", disse. "Quando alguém apresenta uma proposta de que a v√≠tima precisa ser punida com mais rigor do que o estuprador não é sério. Sinceramente, não é sério", acrescentou.

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Coment√°rios

Telecab