Polícia Civil alerta para golpe em leilão virtual que usa imagem do brasão do RN para atrair vítimas

No estado, 10 casos já foram registrados pela Delegacia de Defraudações. Um advogado de 38 anos chegou a comprar um veículo de mais de R$ 100 mil.

Por Rogério Magno em 07/10/2020 às 07:35:22

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte emitiu um alerta na tarde desta terça-feira (6) sobre um site chamado "Leilão Oficial Rio Grande do Norte" que tem aplicado golpes nos potiguares. A página do suposto leilão virtual usa, inclusive, a imagem do brasão do estado, além de tentar copiar elementos gráficos do portal do Governo do Estado, para atrair as vítimas.

Segundo a Polícia Civil, esse site tem domínio estrangeiro e é encontrado inclusive por plataformas de buscas na internet. Além disso, o órgão de segurança afirma que esse tipo de crime ocorrendo em vários estados brasileiros e em outros países do mundo.

Para o delegado Marcuse Cabral, titular da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), é fundamental alertar a população sobre o golpe, porque existe uma dificuldade em recuperar o dinheiro transferido, mesmo que os criminosos sejam identificados. "Até o momento, chegaram ao conhecimento desta Especializada, dez casos registrados, sendo que oito deles já contam com documentação remetida ao local onde os crimes serão apurados", reforçou.

Um desses casos no RN foi o de um advogado de 38 anos, de Natal, que foi vítima do crime no dia 8 de setembro. Ele arrematou um veículo tipo Hilux SW4 2019 pelo preço de R$ 112 mil, abaixo do valor de mercado. O dinheiro foi transferido para uma conta corrente de uma agência bancária no estado de São Paulo. Ao perceber que havia caído num golpe, a vítima acionou a Polícia Civil.

O caso terá os próximos passos da investigação acontecendo em São Paulo, já que a conta utilizada no golpe é daquele estado. A Polícia Civil do RN segue, no entanto, registrando os boletins de ocorrência e atuando nas oitivas para o encaminhamentos dos dados à delegacia responsável.

Caso a pessoa seja vítima de um golpe desse tipo, a Polícia Civil recomenda denunciar os mecanismos de busca, além de registrar um boletim de ocorrência, que está disponível na Delegacia Virtual. Os golpes podem ser denunciados também através do Disque Denúncia 181, de forma anônima.

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab