Terra-Bit

Polícia Civil alerta para golpe em leilão virtual que usa imagem do brasão do RN para atrair vítimas

No estado, 10 casos j√° foram registrados pela Delegacia de Defrauda√ß√Ķes. Um advogado de 38 anos chegou a comprar um ve√≠culo de mais de R$ 100 mil.

Por Rogério Magno em 07/10/2020 às 07:35:22

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte emitiu um alerta na tarde desta ter√ßa-feira (6) sobre um site chamado "Leil√£o Oficial Rio Grande do Norte" que tem aplicado golpes nos potiguares. A p√°gina do suposto leil√£o virtual usa, inclusive, a imagem do bras√£o do estado, além de tentar copiar elementos gr√°ficos do portal do Governo do Estado, para atrair as vítimas.

Segundo a Polícia Civil, esse site tem domínio estrangeiro e é encontrado inclusive por plataformas de buscas na internet. Além disso, o órg√£o de seguran√ßa afirma que esse tipo de crime ocorrendo em v√°rios estados brasileiros e em outros países do mundo.

Para o delegado Marcuse Cabral, titular da Delegacia Especializada em Falsifica√ß√Ķes e Defrauda√ß√Ķes (DEFD), é fundamental alertar a popula√ß√£o sobre o golpe, porque existe uma dificuldade em recuperar o dinheiro transferido, mesmo que os criminosos sejam identificados. "Até o momento, chegaram ao conhecimento desta Especializada, dez casos registrados, sendo que oito deles j√° contam com documenta√ß√£o remetida ao local onde os crimes ser√£o apurados", refor√ßou.

Um desses casos no RN foi o de um advogado de 38 anos, de Natal, que foi vítima do crime no dia 8 de setembro. Ele arrematou um veículo tipo Hilux SW4 2019 pelo pre√ßo de R$ 112 mil, abaixo do valor de mercado. O dinheiro foi transferido para uma conta corrente de uma ag√™ncia banc√°ria no estado de S√£o Paulo. Ao perceber que havia caído num golpe, a vítima acionou a Polícia Civil.

O caso ter√° os próximos passos da investiga√ß√£o acontecendo em S√£o Paulo, j√° que a conta utilizada no golpe é daquele estado. A Polícia Civil do RN segue, no entanto, registrando os boletins de ocorr√™ncia e atuando nas oitivas para o encaminhamentos dos dados à delegacia respons√°vel.

Caso a pessoa seja vítima de um golpe desse tipo, a Polícia Civil recomenda denunciar os mecanismos de busca, além de registrar um boletim de ocorr√™ncia, que est√° disponível na Delegacia Virtual. Os golpes podem ser denunciados também através do Disque Denúncia 181, de forma anônima.

Jota Edilson

Coment√°rios

GF AUTO CENTER