Revista 'Nature' apoia a candidatura de Biden e diz que Trump tem 'desprezo pela ciência'

Por Rogerio Magno em 14/10/2020 às 15:27:29
Editorial da publicação britânica fez duras críticas às ações do presidente dos Estados Unidos durante a pandemia do novo coronavírus e pelo seu descrédito pela ciência. O candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, em Delaware, no dia 1 de outubro de 2020

Brendan McDermid/Reuters

A revista "Nature" anunciou seu apoio ao candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden. Em editorial publicado na quarta-feira (14), a revista criticou o desprezo do presidente Donald Trump pela ciência e sua "resposta desastrosa" durante a pandemia do novo coronavírus.

"O desprezo do governo Trump pelas regras, ciência, instituições democráticas e pelos fatos ficou claro na sua resposta desastrosa à pandemia da Covid-19", escreve a 'Nature'.

A revista é uma das mais respeitadas entre os títulos científicos e foi fundada em 1869. Não é a primeira vez que a publicação britânica declara apoio a um candidato presidencial. Em 2012, ela defendeu o democrata Barack Obama, e em 2016, Hillary Clinton.

Revista 'Scientific American' declara apoio a Biden e rompe com 175 anos de neutralidade eleitoral

A "Nature" criticou também a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas e de instituições internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e questionou as "interferências do governo nas agências científicas e de saúde".

"Nenhum outro presidente na história recente chegou ao ponto de politizar as agências governamentais e removê-las do trabalho científico", disse a revista. "As ações do governo Trump aceleram as mudanças climáticas, destroem a natureza, poluem o ar e matam a vida selvagem."

Presidente dos EUA, Donald Trump, mostra mapa de casos de novo coronavírus nos EUA em coletiva nesta quinta-feira (23)

Kevin Lamarque/Reuters

A publicação britânica disse que "Trump fracassou de forma catastrófica no momento mais importante", em referência aos mais de 215 mil mortos por coronavírus nos Estados Unidos – o país ocupa a primeira posição no número de mortos e infectados pela doença.

"Donald Trump se tornou um ícone para aqueles que buscam semear o ódio e a divisão", diz a 'Nature'.

A "Nature" pede aos eleitores que votem no candidato democrata em 3 de novembro: "A confiança de Joe Biden na verdade, nas evidências, na ciência e na democracia fazem dele a única opção possível nas eleições americanas".

Em setembro, pela primeira vez em 175 anos de existência, a revista científica "Scientific American" também anunciou seu apoio a Biden, acusando Trump de se opor à ciência e de "negar" as mudanças climáticas.

Na semana passada, o "New England Journal of Medicine" denunciou o "fracasso das autoridades americanas" em sua gestão da crise da Covid-19: "Não devemos apoiá-los e tolerar a morte de outros milhares de americanos, permitindo que se mantenham em seus cargos".

VÍDEOS: Eleições nos EUA 2020

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab