Broa de milho com coco traz memória afetiva do sertão; veja receita

Por Rogério Magno em 18/10/2020 às 14:27:06
Gastrólogo ressalta que broa de milho é patrimônio gastronômico e também histórico. Cozinha afetiva é quando a gente lembra daquela comida feita pela mãe, pela avó e traz uma sensação de nostalgia. Esse sentimento vem de experiências gastronômicas com receitas simples e de tradição. Uma dessas receitas é a broa de milho com coco, vendida nas padarias ou bodegas no sertão para o café da manhã ou merenda da tarde.

"Quando a gente faz essas receitas a gente contribui pra manter viva essa memória, esse patrimônio gastronômico e também histórico", explica Alexandre Dantas, que é gastrólogo e responsável pela receita.

Veja a receita abaixo:

Ingredientes

250 g de farinha de trigo (ou 2 xícaras e meia)

250 g de farinha de milho flocada (farinha fina) – pode ser flocão triturado no liquidificador

200 g de açúcar cristal ou demerara

50 g de coco seco fresco ralado

2 ovos

1 gema

125g de manteiga ou margarina

1 pitada de sal

1 colher de erva doce moída

1 colher de sopa de fermento químico em pó

4 colheres de sopa de água

Modo de preparo

Para começar é preciso misturar os ingredientes secos: farinha de trigo e farinha de milho. Primeiro, as duas farinhas, depois acrescenta o açúcar, o coco, a erva-doce, o fermento e o sal. Misture todos os ingredientes com ajuda de uma colher. Depois colocamos os ovos e por fim a manteiga.

A partir desse ponto é preciso usar as mãos para juntar todos os ingredientes. Depois que a manteiga estiver incorporada, coloca-se a água. Continua amassando a mistura com as mãos, até forma uma massa homogênea, com todos os ingredientes incorporados, sem grudar nas mãos.

Depois de pronta, é só começar a modelar as broas. Uma dica é deixar todas no mesmo tamanho para que elas assem por igual.

As massas já modeladas devem ser colocadas em uma forma untada, e devem ser pincelada com a gema para que fiquem douradas por cima. Em seguida, devem ser levadas ao forno preaquecido a 180 graus até que fiquem douradas. Depois, é só se deliciar!

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab