Municípios do RN voltam a registrar aumento de casos de Covid-19

Por Rogério Magno em 20/10/2020 às 20:45:45
Crescimento acontece a partir da segunda quinzena de setembro, de acordo com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde. Gráficos do LAIS-UFRN mostram que o Rio Grande do Norte vinha em ritmo de queda nos casos de Covid-19

Reprodução

Os gráficos do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS-UFRN) mostram que o Rio Grande do Norte vinha em ritmo de queda nos casos de Covid-19. A partir da segunda semana de setembro, os números não caíram mais. Subiram e entraram em estabilidade.

Em setembro, Natal tinha uma média de 30 novos casos por dia. No dia 15 de outubro, o registro no número de casos foi de 217. Em Parnamirim, fazendo o mesmo comparativo, a quantidade de casos diários em setembro era de 10 a 12. Em outubro, saltou para 46. Em Ipueira, na região Seridó, foram registrados quatro casos de Covid-19 no dia 13 deste mês, depois de a cidade passar 30 dias sem nenhum novo infectado.

O aumento ficou ainda mais perceptível após o último fim de semana. O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública na segunda-feira (19) mostrou a confirmação de mais de 1 mil casos. Não foram todos confirmados de domingo para segunda; alguns podem ter sido apenas adicionados ao sistema durante o fim de semana, mas, ainda assim, são indicativos de que há alguns dias os casos vêm surgindo com maior intensidade.

RN tem 78.704 casos confirmados de Covid-19 e 2.553 mortes pela doença

Comparando os três últimos meses, no dia 19 de agosto, o município de Governador Dix-Sept Rosado tinha 117 casos; um mês depois, 163; no dia 19 de outubro, 540.

Em números absolutos, Governador Dix-Sept Rosado ficou em terceiro lugar entre os que tiveram maior variação positiva de casos observando os três últimos meses. Ficou atrás apenas de Natal e Parnamirim. Coincidência ou não, Governador foi uma das cidades com registro de aglomeração em carreata política.

"Eu preciso entender, por exemplo, quando aconteceram as aglomerações políticas em cada uma dessas cidades e ver quando surgiu esse pico novo naquela cidade. Como isso é muito heterogêneo dentro do estado, essa análise fica um pouco mais complexa, mas eu posso de antemão inferir que estou tendo essas aglomerações e, de fato, estou tento o crescimento (dos casos)", falou o pesquisador Rodrigo Silva, do LAIS-UFRN.

Outros municípios que cresceram foram Pau dos Ferros, Mossoró, Macaíba, Nísia Floresta, Nova Cruz, São Gonçalo do Amarante e Santa Cruz (veja números abaixo).

Tabela mostra municípios do RN que tiveram aumento de casos de Covid-19

Reprodução

Caicó, município que proibiu as aglomerações política, foi o que apresentou maior queda nos números e continua registrando desaceleração na quantidade de novos infectados pela Covid-19. O número de casos registrados entre setembro e outubro é inferior ao registrado entre agosto e setembro. Era de 853 e caiu para 567.

"É importante que as pessoas tenham a consciência que isso não acabou para que a gente mantenha uma estabilidade ou volte a cair. Pelo contrário, a gente vai voltar a crescer", completou Rodrigo.

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Busque pelo título do caso

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab