Em nota, Associação Norteriograndense de Criadores de Camarão defende criação em cativeiro e destaca que atividade é ambientalmente sustentável: "lícita e rigorosamente regulamentada"

Por Rogério Magno em 22/10/2020 às 10:25:35

Foto: Ilustrativa

NOTA

A criação de camarões em cativeiro é atividade ambientalmente sustentável e contribui de maneira decisiva no crescimento e fertilização dos manguezais em torno dos criatórios. Tais fatos foram CONFIRMADOS por estudos realizados pela Universidade Federal do Ceará e pela LABOMAR. Assim, não resta qualquer dúvida que a extinção ou retirada de fazendas de camarão causaria uma perda considerável na massa verde dos manguezais em suas redondezas.

É fundamental deixar claro que nossa atividade NÃO NECESSITA avançar em áreas de mangues ou qualquer outra protegida pela legislação ambiental, visto que o potencial inexplorado de áreas propícias à criação de camarões é pelo menos 30 vezes maior do que a utilizada hoje, SEM DESMATAR um metro quadrado sequer da floresta estuarina.

Seria criar reações desnecessárias, onde já bastam os entraves burocráticos, falta de decisões política-administrativa de apoio à atividade nas licenças, financiamento, interiorização e segurança jurídica, que inibem o crescimento da produção.

A imagem de predador do meio ambiente, algoz de ribeirinhos e catadores de caranguejos é mais uma injusta acusação colocada maldosamente nos ombros de empreendedores que não necessitam de interferir nas tradicionais atividades desses heróis que tiram seu sustento familiar dos manguezais. O Código Florestal de 2012 cuidou de disciplinar e regulamentar todas as lacunas presentes no antigo código de 1965.

Vale lembrar que tal legislação foi aprovada durante o Governo de Presidente Dilma Rousseff, tendo como Ministra do Meio Ambiente a Sra. Izabella Teixeira, ambientalista convicta e militante. Também é importante registrar que a o Código Florestal foi aprovado em sessões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, após renhidos debates. É lamentável que pessoas e até mesmo autoridades destituídas do mínimo bom senso tentem prejudicar e manchar a imagem uma atividade empresarial lícita e rigorosamente regulamentada, que gera mais de 22.000 empregos diretos e indiretos, contribuindo, decisivamente, para o desenvolvimento econômico e social do RN.

Origenes Monte Neto
Presidente da Associação Norteriograndense de Criadores de Camarão

Fonte: Blog do BG

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab