Diretor de comunicação de Trump diz que site da campanha sofreu ataque e saiu do ar

Por Rogerio Magno em 27/10/2020 às 23:06:41
Equipe de campanha pela reeleição do presidente dos EUA afirmou que está investigando a origem do ataque. Home da página de campanha de Donald Trump, candidato a reeleição como presidente dos EUA

Reprodução

Tim Murtaugh, diretor de comunicação da campanha de Donald Trump à reeleição como presidente dos Estados Unidos, disse nesta terça-feira (27) que o site oficial da campanha sofreu um ataque e saiu do ar. Segundo ele, não houve vazamento de dados sensíveis, e a página voltou ao ar momentos depois.

Não se sabe a origem dos ataques. Murtaugh afirmou em mensagem nas redes sociais que a equipe da campanha de Trump trabalha com as autoridades para investigar possíveis autores.

Em viagem para um comício no estado de Nebraska, o presidente e candidato não havia comentado o problema em seu site oficial até a última atualização deste texto.

Temor sobre segurança cibernética

A segurança cibernética nas eleições americanas preocupou as equipes de campanha tanto de Trump quanto do candidato da oposição, Joe Biden, desde o começo da corrida eleitoral.

O alerta se intensificou em agosto, quando o Segurança Cibernética (NCSC, na sigla em inglês) identificou tentativas de interferência de Rússia, China e Irã nas eleições americanas. No mês seguinte, a Microsoft disse ter detectado tentativas de grupos desses três países de invadir contas de pessoas e organizações envolvidas nas campanhas.

Não havia até a última atualização deste texto, entretanto, divulgação de nenhum indício ou prova de que outros países estejam por trás da queda do site de campanha de Trump.

Em 2016, a eleição americana sofreu interferência russa quando hackers invadiram a rede de computadores do comitê nacional dos Democratas, à época envolvido na campanha de Hillary Clinton.

Após as investigações do caso serem concluídas em 2018, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou formalmente 12 cidadãos russos pelas invasões.

VÍDEOS: Eleições nos EUA 2020

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab