Entenda como funciona a projeção de resultados das eleições americanas

Por Rogerio Magno em 28/10/2020 às 21:41:28
Apuração de organizações independentes, como a Associated Press, se baseia em dados parciais, análises e estatísticas para antecipar o vencedor da corrida eleitoral. Eleitores aguardam em fila para votar em Doral, na Flórida, na quarta-feira (14)

Joe Raedle/Getty Images/AFP

A eleição presidencial americana deste ano terá resultado conhecido num dia ainda incerto, pois é esperado que a enorme quantidade de votos enviados pelo correio por causa da pandemia tornem a apuração mais lenta.

Porém, mesmo num ano "normal" de eleição, o processo de apuração e somatória dos resultados acontece de forma substancialmente diferente do Brasil.

As regras para o início da apuração variam bastante de estado para estado. Além disso, os números que o público ávido por saber o vencedor acompanha não são os consolidados da contagem oficial — que demoram muito a sair em alguns casos —, e sim projeções feitas rapidamente por organizações independentes, como a agência de notícias Associated Press (AP), que tem colaboradores espalhados por todo o país.

Ou seja, na prática, os americanos ficam sabendo quem será o futuro presidente não quando uma autoridade eleitoral oficial anuncia o vencedor, mas quando órgãos de imprensa conseguem gerar projeções suficientemente precisas para declarar que um determinado resultado é irreversível.

Lembrando que a eleição presidencial americana é indireta, e não é necessário esperar a contagem de todos os votos para saber como cada estado irá participar do colégio eleitoral que define o vencedor (leia mais para entender como funciona).

A AP, entidade mais tradicional a operar esse tipo de sistema -- cujos dados você acompanha em tempo real também aqui no G1 -- segue os seguintes passos para informar o andamento da apuração:

repórteres pedem os números parciais da apuração aos responsáveis por contabilizá-los em cada condado do país.

cada repórter então passa o número atualizado a um contato em um dos centros de contabilização de votos da AP.

um funcionário especializado insere os números no sistema da AP.

os dados que vão chegando são checados e verificados várias vezes.

uma "mesa de decisão" munida de uma série de informações demográficas e políticas analisa os números e faz projeções sobre quem vence em cada corrida eleitoral local. Este ano, a equipe da agência fará isso para mais de 7 mil disputas.

os dados e projeções locais são publicados. Em algum momento, as informações coletadas permitem gerar uma projeção nacional e determinar, com grande precisão, quem será o novo presidente.

A Associated Press afirma que acertou 99,8% das disputas locais em que projetou um vencedor na eleição geral de 2016. Também acertou antecipadamente a vitória de Donald Trump e todos os congressistas eleitos naquele ano.

A confiabilidade das projeções é tanta que, com base nelas, os candidatos comemoram ou admitem derrota antes de sair o resultado oficial.

Como funciona a eleição presidencial nos Estados Unidos

Atrasos

Neste ano, atrasos são esperados na apuração oficial. Principalmente, em alguns estados-chave, que podem ser decisivos para definir o vencedor da eleição, como Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.

Pensilvânia e Wisconsin só começam a contagem de votos no dia 3 de novembro; Michigan, na véspera, dia 2.

Pessoa coloca carta em caixa do Serviço Postal dos EUA em Filadélfia, nesta sexta-feira (14)

Rachel Wisniewski/Reuters

Na Pensilvânia, foi autorizado pela primeira vez, neste ano, que todos os eleitores votassem pelo correio. Com isso, e considerando o medo da votação presencial por causa do coronavírus, o número de pedidos de cédulas por correio, no estado, foi 17 vezes maior do que o registrado em 2016.

Autoridades de Michigan esperam ter a maior parte de seus resultados tabulados na sexta-feira após a eleição. Já em Wisconsin, estão confiantes de que a maior parte da contagem estará feita no dia seguinte ao dia da eleição.

Por outro lado, há dois estados-chave que começam o processamento das cédulas de votação bem antes do dia da votação: Flórida e Arizona. Isso faz com que, na maioria das vezes, os resultados nesses locais sejam conhecidos na noite da eleição.

Votação pelo correio deve dificultar apuração do resultado da eleição americana

Leia mais sobre os possíveis atrasos na apuração nos EUA

VÍDEOS: Eleições nos EUA 2020

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab