Do Bataclan a Samuel Paty: relembre outros ataques na França nos últimos 5 anos

Por Rogerio Magno em 29/10/2020 às 11:14:16
Homem armado com faca matou 3 pessoas e feriu várias outras em Nice nesta quinta em meio a onda de violência iniciada com a morte de professor decapitado. Um homem armado com uma faca matou três pessoas e feriu várias outras na Basílica Notre-Dame de Nice, na França, nesta quinta-feira (29).

O ataque ocorre 13 dias após a morte de Samuel Paty, professor que foi decapitado após mostrar uma charge de Maomé em uma aula sobre liberdade de expressão, nos arredores de Paris.

Relembre nove ataques que ocorreram na França nos últimos cinco anos:

Manifestante exibe foto do professor Samuel Paty, decapitado nos subúrbios de Paris, na França. Foto de manifestação em Lille em 18 de outubro

François Lo Presti/AFP

16 de outubro de 2020: o professor Samuel Paty foi decapitado no subúrbio de Paris após mostrar charges do profeta Maomé em uma aula sobre liberdade de expressão. Os muçulmanos acreditam que qualquer representação de Maomé é uma blasfêmia. O agressor de 18 anos foi morto a tiros pela polícia.

25 de setembro de 2020: duas pessoas foram esfaqueadas e feridas perto da antiga redação da revista satírica "Charlie Hebdo". O ataque ocorreu na época do julgamento de 14 acusados de cumplicidade pelo atentado de 2015. Por questões de segurança, a redação do periódico mudou para um local não informado após o primeiro atentado.

Bombeiros franceses socorrem ferido perto das antigas instalações do jornal Charlie Hebdo, em Paris, nesta sexta-feira (25)

Alain Jocard / AFP

3 de outubro de 2019: um especialista em TI com autorização para trabalhar na sede da polícia de Paris matou três policiais e um funcionário civil antes de ser morto pela polícia. Ele havia se convertido ao Islã 10 anos antes.

23 de março de 2018: um homem armado matou três pessoas no sudoeste da França depois de assaltar um carro, atirar na polícia e fazer reféns em um supermercado. As forças de segurança invadiram o local e o mataram.

26 de julho de 2016: dois agressores mataram um padre e feriram gravemente outro refém em uma igreja no norte da França antes de serem mortos pela polícia. François Hollande, o presidente da França na época, disse que os sequestradores juraram fidelidade ao Estado Islâmico.

Foto de arquivo mostra policiais franceses e oficiais forenses ao lado do caminhão que atingiu multidão em feriado nacional em Nice

REUTERS/Eric Gaillard

14 de julho de 2016: um homem armado dirigiu um caminhão pesado contra uma multidão que comemorava o Dia da Bastilha em Nice, matando 86 pessoas e ferindo várias outras em um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico. O agressor era um cidadão francês nascido na Tunísia.

O Passeio dos Ingleses, onde ocorreu o ataque de 2016, fica a cerca de 1 quilômetro da basílica alvo de ataque nesta quinta-feira (veja no mapa abaixo).

Mapa da cidade de Nice, na França, mostra os locais de dois atentados, o de 2016 e o de 2020

G1

14 de junho de 2016: um francês de origem marroquina esfaqueou um comandante da polícia até a morte em um subúrbio de Paris e matou seu parceiro, que também trabalhava para a polícia. O agressor disse à polícia que estava respondendo a um apelo do Estado Islâmico.

13 de novembro de 2015: Paris foi atingida por uma série de ataques com armas e bombas que deixaram mais de 120 mortos e 350 feridos. Os atentados ocorreram simultaneamente no Stade de France, no Bataclan e em vários outros locais da cidade.

Homem reza do lado de fora da casa de shows Bataclan nesta terça-feira (17)

Peter Dejong/AP

7 a 9 de janeiro de 2015: homens armados invadiram a redação da revista satírica "Charlie Hebdo" e mataram 12 pessoas. Outro assassino matou uma policial no dia seguinte e fez reféns em um supermercado em 9 de janeiro, matando quatro pessoas antes de ser morto pela polícia.

Homens armados são vistos saindo de um carro e apontando armas a um carro da polícia perto do escritório da revista satírica 'Charlie Hebdo', em Paris

Anne Gelbard/AFP

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab