6 em cada 10 brasileiros já fazem planos para viajar entre março e dezembro de 2021

Por Rogério Magno em 01/11/2020 às 11:31:39


Foto: Pixabay

Com o crescimento menor no número de casos da covid-19, mais pessoas já planejam as viagens do próximo ano, para compensar o "tempo perdido". Uma pesquisa internacional feita pela Worldpackers, plataforma que conecta anfitriões e viajantes interessados em trocar habilidades por hospedagem, mostra que58% dos brasileiros pretendem viajar entre março e dezembro de 2021.A preferência será por viagens longas, sendo a prática do inglês a principal motivação. A pesquisa ouviu 1.700 viajantes de 57 países em Julho de 2020.

Segundo a pesquisa,os brasileiros, em sua maioria, pretendem viajar a partir de março de 2021: 30% dos respondentes pretendem viajar entre março e julho do próximo ano e 29% planejam viajar entre julho e dezembro.

Apenas 9% pretendem realizar uma viagem até novembro de 2020 e 24% planejam viajar entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. Os restantes 9% pretendem fazer viagens curtas em feriado ou fins de semana.

A pesquisa aponta que unir viagens e aprendizagem de idiomas é uma prioridade entre os brasileiros. Quando perguntados sobre os planos para os próximos meses,fazer um intercâmbio para aprender ou desenvolver um idioma aparece no topo da lista, com 20% das intenções, seguido por juntar dinheiro para viajar em 2021, com 16% das respostas.

Entre aqueles que responderam que têm planos de fazer algum tipo de viagem,praticar inglês é a principal motivação para o turismo, com 16% das respostas. Conhecer novas pessoas e aprender sobre outras culturas vêm empatados como segunda opção, com 11% cada.

"O objetivo principal dos viajantes é praticar o idioma, principalmente o inglês, seguido do espanhol. Uma maneira muito mais acessível de fazer isso é o voluntariado, como as oportunidades que oferecemos na Worldpackers. Trabalhando em hostels, fazendas e ONGs, os viajantes conseguem praticar a língua e eliminar gastos, que pesam ainda mais com o euro e o dólar em alta", comenta Riq Lima, presidente da Worldpackers.

A pesquisa ainda aponta que os brasileiros irão privilegiar viagens de médio e longo prazos no pós pandemia:35% dos respondentes pretendem viajar por um período superior a três meses, 17% querem viajar por um período entre um e três meses e 19% planejam fazer uma viagem de até um mês de duração.

"As pessoas vão demorar mais tempo em cada lugar e visitar menos lugares durante uma viagem. Ainda com relação às tendências, vejo que irá aumentar as viagens para locais mais próximos (devido às fronteiras fechadas e esse efeito sanfona de abertura e fechamento das fronteiras, que deve continuar por algum tempo) e para locais com muita natureza e espaços abertos, fora dos grandes centros urbanos", complementa Riq.

As tendências notadas entre os respondentes do Brasil se repetem, em grande parte, na América Latina e Espanha.Um em cada quatro respondentes (25%) hispanófonos tem como principal objetivo nos próximos meses fazer um intercâmbio para aprender ou ganhar fluência em uma nova língua.

Praticar idiomas ou outras habilidades é uma motivação importante para viagem no pós pandemia para esse grupo, embora não seja a primeira.Para os respondentes da América Latina e Espanha, os principais objetivos são conhecer pessoas novas e conhecer outras culturas em profundidade (com 12% das intenções cada). Voluntariar em ONGs e projetos sociais e praticar idiomas vêm em seguida, com 11% das intenções cada.

Com relação à duração da viagem, os respondentes preferem viagens um pouco mais curtas, quando comparados aos brasileiros:37% pretendem viajar por um período entre um e três meses e 31% dos hispanófonos têm planos de viajar por mais de três meses.

Participaram da pesquisa 237 viajantes de países europeus, Oceania, Estados Unidos e Canadá.Um em cada cinco respondentes (20%) tem como principal objetivo nos próximos meses economizar dinheiro para viajar em 2021.

Segundo a pesquisa da Worldpackers, a aprendizagem de um outro idioma não é tão importante para esse grupo. Entre aqueles que responderam que têm planos de fazer algum tipo de viagem, apenas10% têm como objetivo aprender espanhol ou outro idioma. Para esses viajantes, a principal motivação é conhecer mais profundamente outras culturas, com 17% das respostas, seguido por conhecer pessoas novas, com 16% das respostas.

Entre os grupos pesquisados,os respondentes de países europeus, Oceania, Estados Unidos e Canadá são os mais inclinados em viajar ainda em 2020: 38% pretendem viajar entre agosto e novembro deste ano.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi conduzida por meio do Google Forms com quase 1.700 participantes em durante o mês de Julho de 2020. Confira a pesquisacompleta aqui.

Valor Investe

Fonte: Blog do BG

Tags:   Turismo
Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab