'Lockdown' é eleita a palavra do ano 2020 pelo dicionário Collins

Por Rogerio Magno em 10/11/2020 às 13:58:57
Palavra em inglês também foi adotada no Brasil, e pode ser traduzida como a forma mais restritiva do 'confinamento'. Colins elege 'lockdown' como a palavra do ano de 2020

Reprodução/Twitter

"Lockdown" foi eleita a palavra do ano 2020 pelo grupo que publica o dicionário Collins. Ela representa a medida mais restritiva adotada por vários governos ao redor do mundo para limitar a disseminação do novo coronavírus.

A palavra em inglês também foi adotada no Brasil, e pode ser traduzida por "confinamento". Por aqui, "lockdown" foi adotado como sendo a mais rigorosa medida de restrição de circulação de pessoas e de fechamento de comércios e serviços.

Veja as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia de Covid-19:

Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa

Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo

Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais. Entenda o que é 'lockdown'

A palavra "Lockdown" aparece em uma lista de dez verbetes - vários deles relacionadas à pandemia - estabelecida pelos lexicógrafos de Collins, que estudam a evolução da língua inglesa.

O Collins registrou mais de 250 mil usos do termo em 2020, contra apenas 4 mil no ano passado.

"A língua reflete o mundo ao nosso redor e 2020 foi dominado pela pandemia global", disse Helen Newstead, consultora de conteúdo linguístico do Collins, em um comunicado. "Escolhemos 'lockdown' como a palavra do ano porque resume uma experiência compartilhada por bilhões de pessoas que tiveram que restringir seu cotidiano para deter o vírus", acrescentou.

Praça do Trocadero, que tem vista para a Torre Eiffel, em Paris, ficou vazia após o governo determinar confinamento em toda a França

Ludovic Marin / AFP

No Reino Unido, um dos países mais afetados pela pandemia na Europa, com mais de 49 mil mortes, os habitantes da Inglaterra estão novamente confinados desde 5 de novembro, por um mês, após terem vivido um primeiro confinamento decretado no final de março.

A lista inclui outros termos associados à pandemia, como o previsível "coronavírus", assim como "social distancing" (distanciamento social), "self-isolate" (auto-isolamento), "key worker" (trabalhador essencial) e "furlough" (licença de trabalho, forçada ou permitida).

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Black Lives Matter

Também se destaca a sigla "BLM", que se refere a outro acontecimento do ano, as manifestações do movimento americano "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam) ocorridas após a morte de George Floyd, um homem negro americano asfixiado sob o joelho de um policial branco, em Minneapolis (EUA), no final de maio.

Manifestantes seguram cartazes com a frase 'black lives matter' (em português, 'vidas negras importam') em frente ao Capitólio, em Washington DC, no sábado (30).

Jose Luis Magana/AFP

TikToker e Megxit

As redes sociais, onde muitas vezes surgem palavras novas, permitiram incluir os termos "TikToker" (produtor de conteúdo na plataforma TikTok) e "mukbang", um fenômeno originário da Coreia do Sul que consiste em se filmar comendo grandes quantidades enquanto interage com seus seguidores.

O último item da lista é "Megxit", contração de "Meghan" e "exit" (saída), uma alusão ao Brexit para se referir à saída do Príncipe Harry e sua esposa Meghan da família real britânica, anunciada em janeiro.

Harry e Meghan Markle

Tolga Akmen/AFP e Steve Parsons/Pool via Reuters

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab