Premiê britânico apoia ministra acusada de assédio moral por assessores

Por Rogerio Magno em 20/11/2020 às 10:30:51
Um relatório apresenta denúncia contra Priti Patel, ministra do Interior, que teria praticado 'bullying' contra funcionários do governo, mas foi descartado por Boris Johnson. Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, em sessão no Parlamento nesta quarta-feira (11)

UK Parliament/Jessica Taylor/Handout via Reuters

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, mostrou seu apoio nesta sexta-feira (20) à ministra do Interior, Priti Patel, acusada de praticar assédio moral contra assessores do governo. Um relatório chegou a ser produzido com denúncias contra a titular da pasta, mas foi descartado por Johnson.

"O primeiro-ministro confia inteiramente na ministra do Interior e considera que este assunto está encerrado", disse o governo britânico em um comunicado.

Johnson escreveu que nenhuma reclamação havia sido registrada anteriormente e defendeu que a ministra do Interior não poderia ter noção das dimensões de suas atitudes à época, sem que ninguém a tivesse dito. Patel pediu desculpas e disse que nunca quis magoar ninguém.

"Sinto muito que meu comportamento no passado magoou algumas pessoas", disse ela em nota. "Eu reconheço que sou bastante direta e que às vezes me frustro."

O relator da denúncia, Sir Alex Allan, deixou o cargo que ocupava como assessor especial do governo após a decisão do primeiro-ministro. Partidos de oposição acusam Johnson de dar "carta branca" a atitudes condenáveis como o bullying e o assédio moral.

Priti Patel e Boris Johnson durante reunião, em 19 de fevereiro de 2020

Paul Ellis/Pool via Reuters

Caso Patel

A ministra do Interior, Priti Patel, começou a ser investigada de praticar bullying contra assessores ainda em março, após denúncias dos trabalhadores. Johnson pediu então que um relatório fosse feito para que ele pudesse considerar alguma sanção à chefe da pasta.

O relatório produzido por Sir Alex Allan apontou que Patel não cumpriu com o código ministerial que exige respeito e profissionalismo dos funcionários em todas as relações de trabalho, seja com parlamentares ou servidores civis.

"Assediar, praticar bullying ou manter qualquer outro tipo de comportamento discriminatório, não importa onde aconteça, não condiz com o código ministerial e não pode ser tolerado", disse o relatório.

Essa não é a primeira vez que Patel está envolvida em algum tipo de escândalo. Em 2017 ela se demitiu após a descoberta de que ela tinha mantido reuniões em segredo com altos funcionários em Israel.

No mesmo ano, o então titular do Ministério da Defesa, Michael Fallon, deixou o cargo depois de ser acusado de assédio sexual.

on Friday backed one of his senior ministers after an independent inquiry concluded she had broken rules following allegations of bullying of her staff, prompting the report's author quit.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab