Governo espanhol afirma que vacina contra a Covid-19 não será obrigatória no país

Por Rogério Magno em 21/11/2020 às 12:07:38


Foto:Cesar Manso/AFP

O ministro da Saúde da Espanha afirmou neste sábado (21) que por enquanto descarta tornar obrigatória a vacina contra a Covid-19, que o governo planeja começar a distribuir em janeiro com o objetivo de imunizar uma grande parcela da população no primeiro semestre de 2021.

"Os especialistas nos recomendam que não é conveniente que seja obrigatório, que isso poderia inclusive ser contraproducente. Em nosso país já existe uma boa tradição de vacinação", disse Salvador Illa durante uma entrevista à rádio Rac1.

"Embora legalmente poderíamos, pensamos que não é conveniente torná-la obrigatória. […] Estamos seguros de que haverá um nível de resposta alto", acrescentou.

O executivo espanhol apresentará na terça-feira (23) um plano para vacinar "uma parte muito substancial da população" no primeiro semestre de 2021, anunciou ontem o chefe do governo, o socialista Pedro Sánchez.

Seu ministro da Saúde afirmou que, embora não queira se comprometer com números concretos neste momento, o governo planeja imunizar cerca de 30 milhões de espanhóis, o que representa cerca de 70% da população.

A Espanha é um dos países europeus mais castigados sanitária e economicamente pela pandemia, com mais de 42.600 mortos, segundo dados oficiais, e um retrocesso do PIB de 12,8% previsto para este ano, de acordo com o FMI.

Via AFP

Fonte: Blog do BG

Tags:   Saúde
Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab