RN tem 28,5 mil testes para Covid-19 que vencem até o fim de dezembro, diz Sesap

Por Rogério Magno em 25/11/2020 às 15:34:09
Secretaria de Saúde diz que testes correm risco de não ser usados por não serem compatíveis com os kits de extração manual do Lacen. Pasta aguarda definição do Ministério da Saúde. Testes RT-PCR são considerados os principais no exame para Covid-19

Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

O Rio Grande do Norte tem 28,5 mil testes RT-PCR para Covid-19 com prazo de validade até o fim de dezembro de 2020. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), há a possibilidade desses testes não serem usados antes do vencimento, pois "não se adequam aos kits de extração manual adquiridos pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública)".

Brasil tem 6,8 milhões de testes de Covid-19 prestes a vencer em depósito, diz jornal

Essa incompatibilidade ocorre também em outros laboratórios pelo Brasil e, segundo a pasta, a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), do Ministério da Saúde, informou que busca alternativas para a situação.

Os kits usados nos testes RT-PCR que tem validade até dezembro são de extração automatizada. A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde para tratar sobre a situação, mas até a última atualização da matéria não recebeu retorno.

Assim, os 28,5 mil testes só conseguirão ser usados, caso haja uma definição da questão a tempo. Até o momento, a Sesap alega não ter o kit referente.

"Os kits e equipamentos de extração automatizada que se adequam aos testes enviados pelo Ministério (da Saúde) e que foram prometidos não vieram", disse em nota.

A pasta explicou o kit de extração manual utilizado pelo Lacen dá mais rapidez na liberação do exame e que a ausência dos kits de extração automatizada que deveriam ser enviados pelo Ministério da Saúde "não tem impedido de realizar os exames e liberá-los em menos de 72 horas".

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública, o Governo do RN e o Ministério da Saúde adquiriram insumos para realização dos testes e não há falta desse material no estado.

A Sesap informou ainda que tem capacidade para analisar 1 mil testes de Covid-19 por dia. A média diária de exames feitos, no entanto, está abaixo disso. Na última semana, houve um aumento e foram 700 testes analisados por dia. A média do meses anteriores era de 300.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab