Arizona certifica vitória de Joe Biden no estado

Por Rogerio Magno em 30/11/2020 às 16:15:29
Democrata venceu no tradicional reduto republicano por pequena margem. Donald Trump se queixou de supostas falhas no processo eleitoral, mas obteve derrotas na tentativa de reverter o resultado das urnas. Joe Biden discursa na quarta-feira (25) como presidente eleito em declaração dada antes do Dia de Ação de Graças

Joshua Roberts/Reuters

Autoridades estaduais de Arizona certificaram nesta segunda-feira (30) a vitória de Joe Biden no estado. Com isso, o democrata assegura os 11 votos no Colégio Eleitoral que estavam em jogo na disputa da presidência dos Estados Unidos.

O processo de certificação apenas formaliza o resultado das urnas no estado. O presidente eleito venceu em Arizona por uma margem muito pequena, de apenas 0,3 ponto percentual. Foi a primeira vitória de um democrata por lá desde 1996, ano em que Bill Clinton se reelegeu presidente.

Derrotado nas eleições de novembro, o presidente Donald Trump tentou reverter o resultado eleitoral em Arizona e outros estados. Ele alega fraudes e falhas no processo eleitoral, sem no entanto produzir provas. Por enquanto, o republicano só acumulou reveses nas disputas judiciais.

O governador de Arizona, Doug Ducey, que é do Partido Republicano, assegurou que as eleições no estado ocorreram de maneira limpa.

"Fazemos bem eleições aqui em Arizona. O sistema é forte", disse Ducey.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab