Série documental de atriz e dramaturga potiguar é premiada no Rio WebFest

Por Rogério Magno em 30/11/2020 às 19:16:15
"Agô", de Alice Carvalho, vence categoria "Melhor Ideia de 2020" em maior festival de webséries do mundo. Alice Carvalho, atriz, roteirista e dramaturga, ganha prêmio com "Agô"

Divulgação

A série documental "Agô", da atriz, roteirista e dramaturga potiguar Alice Carvalho, foi premiado no Rio WebFest - maior festival de webséries do mundo - como a Melhor Ideia de 2020. A produção, que está em fase de desenvolvimento em parceria com a Caboré Audiovisual, apresenta a trajetória de uma mulher negra e nordestina em busca da sua linhagem ancestral ao redor do mundo, partindo do Nordeste brasileiro rumo à Europa colonizadora e encontrando desfecho na África.

"Agô", que vem do Yorubá e significa "pedir licença", se encaixa com a premissa da série, porque expressa desejo de dar passagem, de dar espaço para o que transita. Os seis episódios em formato de roadserie nesta primeira temporada trazem em seu escopo o encontro de personagens reais com sua cultura e seu povo originário. O trabalho conta ainda com os cineastas André Santos, Athos Muniz e Juh Almeida.

O pontapé inicial da série vem de um elemento surpresa: a abertura do resultado de um teste de ancestralidade feito no laboratório Genera, que analisa - a partir do DNA mitocondrial e do cromossomo Y - os caminhos percorridos pelos antepassados de Alice e de todo resto da equipe. Esse exame que pode rastrear uma estrutura familiar de até 50 mil anos será o mapa na busca pelo desconhecido.

Aos 24 anos, Alice Carvalho possui experiência como atriz, roteirista e dramaturga. Sua formação de atriz foi adquirida em workshops e oficinas livres com grupos como Clowns de Shakespeare, Cia. Teatro Interrompido, SEM Cia. de Teatro e Coletivo Alfenim. No teatro esteve em cartaz com "Brutal", "Do amor" e "Inkubus", com a qual ganhou o prêmio de "Artista do Ano" no Troféu Cultura RN.. Como escritora, lançou em 2015 o livro "Do Amor - E algumas crônicas..." pela editora Jovens Escribas, com o prefácio de Ingrid Guimarães; e, em 2018, "A Princesa Empoderou", coletânea de contos e crônicas publicados em jornais e revistas de Natal.

Em 2016, idealizou, roteirizou e protagonizou a websérie "Septo", vencedora do prêmio de "Melhor Websérie" no Buenos Aires Webfest 2017 e "Melhor Elenco de Drama" no Rio Webfest 2017. Esta série também representou o Brasil em festivais na Alemanha e nos Estados Unidos, tornando-se o primeiro projeto audiovisual potiguar a receber destaque em Hollywood.

Em 2019, escreveu e protagonizou a segunda temporada de "Septo", financiada através do edital Rumos Itaú Cultural, com estreia prevista para maio, e integrou o elenco da super-série da TV Globo "Segunda Chamada" e o elenco da segunda temporada da série "Manu", produção da Substrato Filmes. Em 2020, estreou, roteirizou e co-dirigiu o documental "Fora do Papel". Atualmente, é consultora de roteiro de desenvolvimento das séries "Os Holísticos", "Fome", "Elas" e "Anima Cordel".

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab