Polícia peruana incinera mais de 19 toneladas de drogas apreendidas durante a pandemia

Por Rogerio Magno em 01/12/2020 às 07:18:19
Maconha, cocaína, fenciclidina – também conhecida como 'pó de anjo'– e outras substâncias ilegais foram recolhidas e destruídas em operações realizadas em todo o país. 19 toneladas de drogas, apreendidas durante a pandemia, foram incineradas no Peru

Ministerio del Interior del Peru/AFP

Mais de 19 toneladas de drogas foram incineradas nesta segunda-feira (30) no Peru, informou o Ministério do Interior em um comunicado. O material foi apreendido pelo departamento da polícia antinarcóticos durante a pandemia do coronavírus.

Entre as substâncias apreendidas estão 9,1 toneladas de de pasta de cocaína e 5,7 toneladas de maconha, segundo o Interior. Além delas, foi recolhida também uma grande quantidade de fenciclidina, droga sintética conhecida como 'pó de anjo'.

As operações da Polícia Nacional recolheram as drogas entre os meses de agosto e novembro em todo o país. As autoridades disseram que o material tem origem nos "valles cocaleros" – que ficam no leste do país entre os rios Apurímac, Ene e Mantaro.

Um porta-voz do ministério disse em entrevista coletiva que a ação de combate às drogas continuou mesmo com as restrições impostas no país por conta do avanço da Covid-19. O Peru é um dos países da região mais afetados pela pandemia com mais de 35 mil mortos pela doença.

"Reafirmamos o compromisso do estado e de suas autoridades de combater este flagelo que tanto prejudica a população, mesmo em tempos de pandemia", disse o general Óscar Gonzales.

A queima das quatro toneladas de cocaína, 9,1 de pasta de cocaína e 5,7 de maconha foi realizada na presença de uma comissão fiscalizadora constituída por um procurador e agentes da Direção Antidrogas da Polícia, que atesta a pureza do droga para dar transparência à sua destruição.

Em 2019, mais de 63 toneladas de drogas foram incineradas, segundo a polícia.

De acordo com a ONU, o Peru, a Colômbia e a Bolívia são os maiores produtores mundiais de folhas de coca e cocaína.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab