Secretário de Justiça dos EUA diz que não há provas de fraude capazes de reverter derrota de Trump

Por Rogerio Magno em 01/12/2020 às 17:51:14
William Barr afirma que as acusações existentes não apontam para problemas sistêmicos. Presidente ainda tenta mudar resultado eleitoral que deu vitória a Joe Biden. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante entrevista coletiva sobre coronavírus, ao lado do promotor-geral William Barr, e da coordenadora da Casa Branca à resposta ao coronavírus, Debbie Birx, em Washington, em foto de março

Reuters/Jonathan Ernst

O procurador-geral e Secretário de Justiça dos Estados Unidos, William Barr, afirmou nesta terça-feira (1º) que não há qualquer indício de fraude capaz de mudar o resultado das eleições de novembro, vencidas pelo democrata Joe Biden.

"Até agora, não vimos fraude em uma escala que poderia ter dado um resultado diferente na eleição", disse Barr em entrevista à agência Associated Press.

A declaração, mais uma vez dada por uma autoridade do país, reforça o rechaço às tentativas do presidente Donald Trump em reverter a derrota. Eleito, Biden deve tomar posse em 20 de janeiro.

Na entrevista, Barr enfatizou que as alegações de fraude ficam restritas a circunstâncias ou atores muito particulares. "Não são acusações sistêmicas, e essas foram derrubadas", comentou o secretário.

Rapidamente, a equipe legal de Trump rechaçou a visão de Barr e disse que o secretário não investigou as denúncias de fraude. "Vamos continuar perseguindo a verdade pelo sistema judiciário e legislativo dos estados", afirma a nota afirmada pelos advogados Rudy Giuliani e Jenna Ellis.

Trump acumula derrotas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participa de teleconferência com militares, no Dia de Ação de Graças, na Casa Branca, na quinta-feira (26)

AP Photo/Patrick Semansky

De saída, o presidente até o momento coleciona derrotas em diferentes instâncias judiciais e demonstrou descontentamento com governadores republicanos de estados que, neste ano, deram vitória a Biden, principalmente Geórgia e Arizona.

Enquanto Trump ainda tenta mudar as eleições, diversos estados já certificaram os números das urnas — etapa burocrática que confirma os resultados antes da votação no Colégio Eleitoral. Entre eles, estão Arizona, Geórgia, Nevada, Pensilvânia e Wisconsin.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab