Joshua Wong e dois ativistas pró-democracia são condenados por protestos em Hong Kong

Por Rogerio Magno em 02/12/2020 às 08:55:05
Eles foram considerados culpados por ação em frente ao quartel-general da polícia, que terminou ocupado por manifestantes. Os ativistas Joshua Wong e Agnes Chow chegam detidos à Corte Leste em Hong Kong, na China. Pessoas importantes do movimento pró-democracia de Hong Kong foram detidas nesta sexta-feira (30). A operação que levou os ativistas à prisão foi denunciada por associações como uma tentativa da China de silenciar a oposição

Tyrone Siu/Reuters

Joshua Wong, o ativista chinês que ganhou projeção durante os protestos pró-democracia em Hong Kong, foi condenado a 13 meses e meio de prisão nesta quarta-feira (2). Além dele, outros dois ativistas também foram considerados culpados de incitar manifestantes a invadir um quartel.

Além de Wong, Agnes Chow e Ivan Lam receberam penas de, respectivamente, dez e sete meses. Eles eram acusados de incentivar uma manifestação ilegal em frente ao quartel-general da polícia em meio aos protestos do ano passado – o local chegou a ser ocupado por manifestantes.

Os três se declararam culpados das acusações.

Wong, Chow e Lam faziam integravam o partido Demosisto, contrário à interferência chinesa no território semi-independente. Eles estavam sob custódia do estado desde o dia 23 de novembro, quando começaram as audiências. Centenas de manifestantes se reuniram na frente da corte para mostrar apoio aos jovens.

Preso em solitária

Wong descreveu em uma carta, antes da sentença, sobre a rotina da prisão, onde aguardava o julgamento. O documento foi divulgado em uma rede social e nele, o jovem denuncia ter sido colocado na solitária depois de passar por uma revista que contou com o auxílio de um equipamento de raio-x "em busca de objetos estranhos" no seu estômago.

Segundo a agência de notícias France Presse, Wong lamentou a punição e disse, pouco antes de ser retirado da corte, que "os dias que virão serão difíceis, mas aguentaremos".

Não é a primeira vez que Wong é preso. Em 2018, ele foi condenado à prisão por quatro meses, depois de ter descumprido com uma ordem oficial que pedia que um acampamento erguido durante as manifestações em Hong Kong fosse desmontado.

O jovem foi considerado pelas revistas "Time", "Fortune" e "Foreign Policy" uma das pessoas mais influentes do mundo, e encarna, aos olhos da opinião pública internacional, a resistência a Pequim nesta ex-colônia britânica.

VÍDEOS: Notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab