Dos 167 municípios do RN, apenas 7 têm unidade do Corpo de Bombeiros, aponta IBGE

Por Rogério Magno em 02/12/2020 às 17:56:07
Estado tem segunda menor proporção do Brasil de municípios com unidades da corporação. Corpo de Bombeiros Militar também participa da Operação Tiradentes

CBM-RN/Divulgação

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2019, do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (2), aponta que o Rio Grande do Norte é o estado com a segunda menor proporção do Brasil de municípios com Corpo de Bombeiros. Dos 167 municípios do RN, apenas sete possuem uma unidade da corporação, o que corresponde a 4%. O Piauí é o dono da menor proporção, com 2,6%.

Segundo a pesquisa, em todo o Brasil, 18% dos municípios possuem unidade do Corpo do Bombeiros. No Nordeste, este número é de 8%.

O levantamento destaca também que 152 municípios potiguares têm Defesa Civil, representando 89,8% do total. O RN tem a maior proporção do Nordeste e a oitava maior do Brasil. De acordo com o IBGE, em 150 cidades do RN, essa estrutura é uma coordenadoria municipal.

Além da segurança pública, a Munic retrata também a situação dos municípios nas áreas de recursos humanos, recursos para gestão, comunicação e informática, governança, direitos humanos e articulação institucional. Os dados são disponibilizados pela gestão municipal.

Políticas públicas para Direitos Humanos

A Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2019 do IBGE, também divulgada nesta quarta-feira, indica que o governo do Rio Grande do Norte promove três de uma lista de 15 políticas públicas ou programas na área de Direitos Humanos. São eles: promoção à igualdade racial e/ou enfrentamento ao racismo; promoção de direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e/ou enfrentamento à LGBTfobia; e atendimento a pessoas com transtorno mental.

As informações da Estadic são fornecidas diretamente pelos governos estaduais. Ficaram de fora da lista de políticas ou programas do governo do RN, por exemplo, a promoção à diversidade religiosa; a proteção de mulheres vítima de violência doméstica; e a documentação de indivíduos pertencentes a povos e comunidades tradicionais.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab