Bancos de leite humano do Rio Grande do Norte registram baixos estoques

Por Rogério Magno em 02/12/2020 às 19:26:23
Sesap faz apelo a mães que estão amamentando e têm condições de fazer a doação do leite. Potes com leite materno já pasteurizados passam por exames rigorosos em Campinas

Patrícia Teixeira / G1

Os bancos de leite humano do Rio Grande do Norte estão com baixos estoques, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública. A Maternidade Escola Januário Cicco e o Banco de Leite Humano do Hospital da Polícia Militar, ambos em Natal, e o Banco de Leite Humano de Mossoró são os que registram menores estoques.

O apelo é para que as mães que estão amamentando e têm condições de fazer a doação do leite materno, essencial para a recuperação de bebês prematuros.

Angélica Domingos, da equipe técnica da saúde da criança e aleitamento materno da Sesap, explica que "a doação também é um problema sazonal" e que "em períodos de férias, final de ano há diminuição nas doações".

"Esse ano, por conta da pandemia, a queda foi maior. O isolamento social fez com que as mulheres que estavam doando deixassem de doar como forma de evitar o contato com a profissional do Banco de Leite", explicou a profissional.

Os bancos de leite - há seis unidades no Rio Grande do Norte - são responsáveis pelo processamento do leite doado e distribuição às maternidades. Eles estão localizados em Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó, e contam com com profissionais capacitados para receber as mães doadoras com total segurança sanitária, além de orientar quanto à forma correta de posicionar o bebê na amamentação e procedimento correto para coletar o leite doado.

O estado também tem quatro postos de coleta - em Natal, Mossoró e Santa Cruz -, que recebem as doações, armazenam e enviam aos bancos para o processamento.

Na Maternidade Escola Januário Cicco, a coordenadora do banco de leite, Ana Zélia Pristo, destaca que o esforço é constante para que não haja falta de leite. "Diante da pandemia vivida esse ano, no início as pessoas ficaram receosas, mas depois fomos esclarecendo que tudo é feito com todo o rigor técnico dos protocolos que foram incrementados para dar maior segurança às doadoras. Foi um desafio que conseguimos enfrentar".

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab