Chrome vai bloquear anúncios que deixam o sistema lento

Função ainda está em testes, mas já pode ser ativada no navegador. Saiba como. Google decidiu tomar atitude contra anúncios que usam recursos de internautas de forma [...]

Por Rogério Magno em 19/05/2020 às 13:21:33
Função ainda está em testes, mas já pode ser ativada no navegador. Saiba como. Google decidiu tomar atitude contra anúncios que usam recursos de internautas de forma abusiva.

Divulgação

O Google anunciou que o navegador Chrome vai bloquear anúncios que consomem muitos recursos de processamento ou internet.

Muitos desses anúncios "pesados" estão associados à mineração de criptomoedas ou foram programados de forma incorreta, podendo deixar o computador (ou smartphone) lento, consumir bateria e desperdiçar o plano de pacote de dados.

Caso seja bloqueado, o anúncio será substituído por uma mensagem e um link oferecendo detalhes.

Um anúncio será considerado "pesado" pelo Chrome quando usar mais de 4 MB de dados de rede, exigir 15 segundos de processamento em um período de 30 segundos, ou 60 segundos de uso de processamento total. Na prática, as regras permitem que um anúncio use recursos para o carregamento, mas impede o uso contínuo do processador.

De acordo com o Google, apenas 0,3% de todos os anúncios na web excedem esses limites. Mas esse conteúdo é responsável por 27% de todos o tráfego de rede e 28% de toda a utilização de recursos de processamento.

Em muitos casos, esses anúncios estão envolvidos na mineração de criptomoedas, que exige contato permanente com um servidor de controle. O navegador realiza os cálculos solicitados pelo servidor e transmite os resultados de volta. O processo se repete enquanto a janela permanecer aberta, consumindo uma quantidade infinita de recursos.

Hackers atacaram supercomputadores para minerar criptomoedas

Ativando a 'intervenção em anúncios pesados' na versão estável do Chrome.

Reprodução

Como ativar o recurso

Para que anunciantes possam se adaptar às novas regras, a função só será ativada para todos os usuários do Chrome em agosto. No entanto, já existe uma opção – em caráter experimental – que ativa o bloqueio na versão atual do Chrome.

Para ativá-la, siga esses passos:

Abra uma nova aba do Chrome

Digite chrome://flags ou na barra de endereços e aperte Enter. Isso abre a tela de opções experimentais do Chrome.

A tela de opção experimentais não é traduzida. Portanto, será preciso procurar a opção "Heavy Ad Intervention" ("Intervenção em anúncios pesados", em tradução livre). Para pesquisar, use a caixa de texto no topo da tela ou o recurso de pesquisa (CTRL-F)

Dica: Você pode colar chrome://flags/#enable-heavy-ad-intervention na barra de endereços para acessar a opção diretamente.

Troque a opção de "Default" (Padrão) para "Enable" (Ativar)

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab