É #FAKE que homem com chapéu de chifres e rosto pintado que invadiu Congresso dos EUA seja antifascista infiltrado em grupo pró-Trump

Por Rogerio Magno em 07/01/2021 às 17:11:25
Conhecido militante a favor do presidente norte-americano, derrotado na tentativa de se reeleger, ele esteve em um protesto do Black Lives Matter, mas para se opor aos manifestantes antiracistas, e não para apoiá-los. Por isso, legenda que o identifica como 'antifa' é falsa. Foto, inclusive, está cortada. No ato, ele carrega um cartaz que foi omitido na mensagem falsa. Circula nas redes sociais uma montagem que mostra duas fotos, em momentos diferentes, do homem com chapéu viking que participou da invasão do Congresso dos Estados Unidos na quarta-feira (6). Em uma delas, a legenda aponta que ele participa do protesto do Black Lives Matter. Em outra, afirma que ele invadiu o Congresso. Um texto sob as fotos diz: "Mídia corrupta está afirmando que a invasão foi causada por apoiadores de Trump, mas vastos materiais já provam que há vários quadrúpedes dos Antifas e BLM infiltrados para tentar denegrir apoiadores de Trump". A mensagem é #FAKE.

G1

O homem de chapéu viking que invadiu o Congresso dos Estados Unidos, de fato, também esteve no protesto Black Lives Matter. Mas ao contrário do que a legenda diz, sua presença ali não era para defender o mesmo ponto de vista do movimento antiracista. Na verdade, ele foi ao Black Lives Matter para se opor aos manifestantes.

O nome do homem de chapéu viking é Jake Angeli. Ele é um ativista de extrema-direita que apoia Donald Trump. Angeli é um conhecido apoiador do movimento Qanon, uma teoria da conspiração completamente infundada. Em sua essência, o QAnon é uma teoria ampla que diz que o presidente Trump está travando uma guerra secreta contra os pedófilos adoradores de Satanás do alto escalão do governo, do mundo empresarial e da imprensa.

Na montagem que atribui a Angeli o papel de antifascista, a foto está cortada para esconder o símbolo do Qanon que ele carrega, mas posts no Twitter revelaram a imagem completa para desmascarar a farsa. "O Q me enviou", diz uma placa que ele exibe, em referência ao QAnon.

O boato tem circulado em diversos idiomas e já foi checado por veículos internacionais, como a Reuters e a Business Insider.

É #FAKE que homem com chapéu de chifres e rosto pintado que invadiu Congresso dos EUA seja antifascista infiltrado em grupo pró-Trump

Reprodução

Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa

Como identificar se uma mensagem é falsa

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab