Covid: SUS controlará vacinação em aplicativo para evitar doses diferentes

Por Rogério Magno em 12/01/2021 às 21:42:50

O Ministério da Saúde controlará a vacinação contra o novo coronavírus por meio de um aplicativo online. A intenção é evitar dosagens de vacinas diferentes entre a primeira e a segunda aplicação.

Conforme informações divulgadas pela assessoria de imprensa do órgão, o SUS (Sistema Único de Saúde) aplicará a imunização utilizando o Conecte SUS. Nele, o agente de saúde terá controle do tipo de vacina, o lote de fabricação e o período entre as doses.

As informações ficarão salvas na carteira digital de vacinação de cada cidadão, com acesso público pela internet e não restrito aos profissionais da saúde.

No entanto, a assessoria não explicou se o aplicativo desenvolvido está integrado ao e-SUS ou se é uma atualização do sistema de controle usado para a covid-19. Também não informou se há custo adicional na implementação da nova ferramenta ou custo para desenvolvimento de uma plataforma nova.

Não é preciso ter um cadastro prévio para autorizar a vacina, basta a pessoa levar o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde para o local. Caso a pessoa não esteja no sistema, o agente de saúde o incluirá na hora.

Segundo o ministério, o aplicativo evitará que alguém “tome doses de vacinas de laboratórios diferentes [conta a covid-19], o que poderia acarretar eventos adversos desconhecidos e indesejáveis”.

O órgão não detalhou se as vacinas contra a covid-19 entrarão no PNI (Programa Nacional de Imunizações), responsável pelo calendário brasileiro de vacinação. Coordenadores do programa participaram de plano preliminar de imunização contra o novo coronavírus.

As regras para a vacina contra a pandemia serão diferentes da vacinação comum comandada pelo PNI, como necessidade de caderneta de vacinação para o recebimento das doses.

UOL

Fonte: Blog do BG

Tags:   Saúde
Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab