China se recupera e fecha 2020 com crescimento de 2,3% do PIB

Por Rogerio Magno em 18/01/2021 às 04:03:09
Incentivo do governo para produzir bens a outros países durante a pandemia ajudou produto interno bruto chinês. Funcionários usando máscaras trabalham em uma fábrica de componentes em Pequim

Thomas Peter/Reuters

Com um crescimento superando as expectativas no quarto trimestre, a economia da China encerrou 2020 com alta de 2,3% no seu produto interno bruto (PIB). Os chineses foram os únicos entre as maiores economias do mundo que conseguiram evitar uma retração em ano de pandemia global.

Enquanto muitas nações lutavam para conter o avanço do coronavírus, espera-se que a China continue à frente de seus pares em 2021, com o PIB crescendo no ritmo mais rápido em 10 anos: uma pesquisa da Reuters prevê um aumento de 8,4% neste ano.

A segunda maior economia do mundo surpreendeu muitos especialistas com a velocidade de sua recuperação do choque da pandemia, especialmente com as tensas relações entre EUA e China no comércio e em outras frentes.

As restrições de circulação em Pequim e outras cidades permitiram que o país contivesse amplamente o surto de Covid-19 muito mais rápido do que a maioria dos países.

Ao mesmo tempo, o governo chinês incentivou os fabricantes locais a aumentar a produção para fornecer bens a muitos países afetados pela pandemia, o que resultou em uma rápida recuperação econômica.

Vídeos: Últimas notícias de mundo

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab