Senado confirma 1º nome do gabinete de Biden

Por Rogerio Magno em 21/01/2021 às 14:18:52
Ex-vice-diretora da CIA, Avril Haines será a 1ª mulher a dirigir a inteligência dos EUA. Avril Haines, 1ª mulher a ocupar a dirigir a inteligência dos EUA. Ela foi o 1º nome do gabinete de Biden a ter o nome aprovado pelo Senado.

Melina Mara/The Washington Post/Pool via AP

Após três novos senadores americanos tomarem posse no Capitólio na quarta-feira (20), garantindo ao Partido Democrata o controle da Casa, o primeiro nome do gabinete do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi aprovado pelos parlamentares.

Na primeira votação da nova legislatura, o Senado confirmou o nome de Avril Haines, ex-vice-diretora da CIA, para dirigir a inteligência dos EUA.

Os senadores trabalharam noite adentro e superaram alguma oposição republicana para aprovar o primeiro membro do alto escalão do governo por 84 votos a favor e 10 contrários.

A medida é tradicionalmente uma demonstração de boa-fé do Congresso no dia da posse do novo presidente.

Avril Haines é a primeira mulher a a dirigir a inteligência americana, e sua principal atribuição é supervisionar os relatórios de inteligência enviados à Casa Branca, em um cargo criado após os atentados de 11 de Setembro de 2001.

Controle do Senado

Na sessão, a vice-presidente Kamala Harris foi aplaudida ao entrar no plenário para fazer o juramento de posse dos novos senadores democratas -- Jon Ossoff e Raphael Warnock, da Geórgia, e Alex Padilla, da Califórnia -- poucas horas depois de fazer o seu juramento ao lado de Biden.

Os três democratas tornaram a Casa dividida, pois agora há 50 senadores republicanos e 50 democratas e independentes, que costumam votar com o partido.

Com isso, o partido de Biden controlará o Senador porque, quando há empate, é a vice-presidente dos EUA quem desempata as votações.

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab