Líder republicano no Senado propõe que impeachment de Trump seja analisado em fevereiro

Por Rogerio Magno em 22/01/2021 às 05:20:35
Mitch McConnell sugeriu que o processo tenha início no dia 28 de janeiro e que, a partir desta data, o ex-presidente tenha duas semanas para montar sua defesa. Democratas estão avaliando a proposta. Trump e Melania deixaram Washington nesta quarta (20), horas antes da posse de Biden

Carlos Barria/Reuters

O líder dos republicanos no Senado dos EUA, o senador Mitch McConnell, propôs nesta quinta-feira (20) que o segundo impeachment de Donald Trump seja analisado pela casa em fevereiro, para que o ex-presidente tenha tempo de montar sua defesa.

Em comunicado oficial, McConnell disse que enviou a proposta para Chuck Schumer, líder dos democratas. Nela, ele sugere que o processo (entenda os próximos passos aqui) tenha início em 28 de janeiro. A partir desta data, os dois lados teriam 14 dias para montar suas defesas, a favor do impeachment e, no caso de Trump, contra ele.

McConnell, que declarou dias atrás que Trump incitou a invasão ao Capitólio, afirmou que em "momentos de fortes paixões políticas", os senadores republicanos acreditam que é necessário não permitir que um "processo incompleto" prejudique Trump, o Senado e a presidência.

'Voltaremos de alguma forma', diz Trump

SANDRA COHEN: Sombra de Trump pairou sobre a posse de Biden

Facebook mantém conta de Trump suspensa

À Reuters, um porta-voz de Schumer confirmou que a proposta foi recebida e que ela será discutida com McConnell. A presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, informou na quinta que não definiu uma data para encaminhar o pedido de impeachment ao Senado, o que daria início ao processo. Ela disse apenas que "será em breve".

Ainda segundo a Reuters, Trump contratou o advogado Butch Bowers para defendê-lo no processo. Para que o impeachment seja aprovado, dois terços do Senado devem votar pelo "sim".

VÍDEOS: a invasão ao Capitólio

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab