Biden e López Obrador conversam pela 1ª vez como chefes de Estado

Por Rogerio Magno em 23/01/2021 às 02:26:20
Presidente mexicano afirmou que os dois falaram por telefone sobre migração, Covid-19 e cooperação: "Tudo indica que as relações serão boas". López Obrador (em foto de 18 de dezembro de 2020) e Joe Biden (em foto de 21 de janeiro de 2021)

Marco Ugarte/AP Photo e Alex Brandon/AP Photo

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, informou nesta sexta-feira (22) que conversou por telefone com o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela primeira vez com ambos como chefes de Estado.

Segundo López Obrador, os dois debateram temas como migração, a pandemia da Covid-19 e a cooperação para o desenvolvimento.

"Conversamos com o presidente Biden, ele foi gentil e respeitoso. Discutimos questões relacionadas à migração, a Covid-19 e a cooperação para o desenvolvimento e bem-estar", afirmou o presidente mexicano em redes sociais.

"Tudo indica que as relações serão boas para o bem de nossos povos e nações", acrescentou, além de compartilhar uma foto na qual aparecia acompanhado do chanceler Marcelo Ebrard e do ex-chefe do escritório da presidência, Alfonso Romo.

López Obrador anunciou nas redes sociais que conversou com Joe Biden, nesta sexta-feira (22)

Reprodução/Twitter

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do México informou que López Obrador parabenizou Biden pela posse, desejou sucesso a seu governo e manifestou a vontade de trabalhar em conjunto na ampla agenda bilateral.

Ainda de acordo com a nota, durante a conversa o presidente mexicano comemorou o reconhecimento das contribuições da comunidade migrante mexicana nos Estados Unidos e reiterou a tese de que a solução fundamental para o fenômeno da migração passa pela promoção do desenvolvimento nas comunidades de origem.

Líderes mundiais dão boas-vindas a Joe Biden

México celebra suspensão da construção do muro na fronteira com os EUA

Além do diálogo com López Obrador, Biden já havia conversado com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que foi o primeiro líder estrangeiro com quem ele entrou em contato após tomar posse.

O contato telefônico aconteceu um dia depois de López Obrador afirmar em entrevista coletiva que uma ligação não era necessária, porque os funcionários do alto escalão dos dois governos "já estão conectados".

"Não há necessidade, desejamos a ele o melhor, e conosco não haverá problema. Ele sabe disso, e nós sabemos que não teremos nenhum problema com seu governo", disse o mexicano.

López Obrador, que se encontrou com Biden em 2012, quando o agora presidente americano era vice no governo de Barack Obama, já havia falado por telefone com o político democrata em 19 de dezembro, depois de ele ter sido declarado presidente eleito dos EUA.

VÍDEOS: tudo da posse de Joe Biden

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab