Chefe do Estado-Maior pede demissão após furar fila de vacina na Espanha

Por Rogerio Magno em 23/01/2021 às 14:27:38
General Miguel Ángel Villarroya foi vacinado junto com outros membros da cúpula do órgão, contrariando os protocolos firmados por países da União Europeia. Miguel Ángel Villarroya passou por todos os postos de comando, até chegar em janeiro de 2020 ao cargo de general e chefe do Estado-Maior da Defesa da Espanha.

Divulgação

O Chefe do Estado-Maior da Espanha, Miguel Ángel Villarroya, pediu demissão do cargo depois de ter furado a fila das vacinas no país.

O general é o número 1 das Forças Armadas espanholas e foi imunizado contra a Covid-19 junto com outros nomes da cúpula do órgão, furando os protocolos de prioridades estabelecidos pela União Europeia (UE).

MP apura irregularidades na vacinação de políticos, empresários e servidores em 12 estados e DF

“Com o objetivo de preservar a imagem das Forças Armadas, o General Villarroya apresentou hoje seu pedido de demissão à ministra da Defesa”, diz nota do Estado Maior. O pedido foi enviado neste sábado (23) à ministra da Defesa, Margarita Robles. O ministério ainda não se manifestou, mas a imprensa local afirma que o pedido foi aceito.

Os países da UE começaram no dia 27 de dezembro as suas campanhas de vacinação contra a Covid-19. Moradores de asilos para idosos e profissionais de saúde são os primeiros a receber a injeção. Somados, os 27 países do bloco têm cerca de 450 milhões de habitantes.

Nesta semana, surgiu a notícia de que uma lista de políticos espanhóis, de diversos partidos, havia se vacinado sem autorização. Avançando nas investigações, foi descoberto que nomes das Forças Armadas haviam feito o mesmo, incluindo o general Villarroya.

Pfizer reduz entrega de vacinas contra Covid à Europa e ao Canadá

Segundo o jornal El Español, a ministra Robles pediu explicações ao Estado-Maior, que afirmou que havia firmado um protocolo de prioridade do agentes médicos, membros de missões internacionais e da cadeia de comando, obedecendo a um critério de idade. Em meio à repercussão negativa, esse protocolo foi cancelado e não poderá ser utilizado mesmo se houver sobra de vacinas.

Miguel Ángel Villarroya Vilalta é general de formação aeronáutica, formado na Academia Geral do Ar em 1981. Passou por todos os postos de comando, até chegar, em janeiro de 2020, ao cargo de general e chefe do Estado-Maior da Defesa da Espanha. Seu substituto não foi anunciado.

Agência reguladora da Europa autoriza vacina da Moderna

VÍDEOS: novidades sobre vacinas contra a Covid-19

f

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab