Após 14 dias, equipes fazem primeiro resgate de mineiros soterrados na China

Por Rogerio Magno em 24/01/2021 às 02:31:18
Trabalhador estava fraco e foi levado a hospital. Pelo menos 22 ficaram presos após desabamento em 10 de janeiro. Autoridades confirmaram ao menos uma morte. Grupo de mineiros está preso em uma mina de ouro que desabou em Qixia, no leste da China, em foto de 22 de janeiro de 2021

Aly Song/Reuters

A China resgatou, na manhã deste domingo (24), um dos mineiros soterrados há 14 dias em Qixia. Segundo informações da imprensa local, o trabalhador estava "extremamente fraco" e foi levado a um hospital para tratamento.

Pelo menos 22 trabalhadores ficaram presos após um desabamento em 10 de janeiro. Até o momento, autoridades confirmaram uma morte. Os socorristas já identificaram, e mantém contato, com 10 dos soterrados que tentam encontrar onde estariam outros desaparecidos.

De acordo com a Reuters, o mineiro resgatado foi encontrado em uma seção diferente da mina de onde está o grupo de 10 homens que recebia suprimentos de alimentos.

Na última sexta-feira (22), o governo chinês havia anunciado que as equipes de resgate precisariam de ao menos mais duas semanas para retirar o grupo de mineiros soterrados por conta das baixas condições de segurança do solo.

VÍDEO: equipes de resgate tentaram começar a perfurar o solo onde estão mineiros chineses

As autoridades enviaram mantimentos e remédios para os mineiros presos em uma operação que mobiliza mais de 500 agentes de grupos de resgate da China. Além de água e comida, os socorristas enviaram também um bilhete dizendo: "Esperamos por vocês, fiquem firmes!".

Mineiros estão soterrados no leste da China, foto de 22 de janeiro de 2021

Aly Song/Reuters

Na quinta-feira (21), as equipes de resgate tentaram começar a perfurar o solo para abrir caminho até o grupo dos mineiros presos, mas como o terreno é feito de granito – uma rocha bastante dura –, não conseguiram avançar muito rapidamente.

A operação de resgate demorou para começar porque as autoridades da região tentaram conter a divulgação do acidente. O chefe local do Partido Comunista e o prefeito da cidade de Qixia foram responsabilizados e demitidos.

Os acidentes de mineração são frequentes na China, por conta das precárias medidas de segurança e ao descumprimento das normas. Apenas no ano passado, 573 mortes relacionadas a acidentes em minas foram registradas na China, segundo a Administração Nacional de Segurança em Minas.

VÍDEOS mais vistos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab