Vacinas de Oxford chegam ao RN; todas serão usadas, sem guardar para 2ª dose

Como as doses são limitadas, nesta primeira fase estão sendo vacinados apenas profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus e idosos que vivem em abrigos

Por Rogério Magno em 24/01/2021 às 18:27:19

O Rio Grande do Norte recebeu do Ministério da Saúde, neste domingo 24, novas doses de vacina contra a Covid-19. Desta vez, o imunizante enviado ao Estado é o fabricado pela universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. O uso emergencial está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O avião com as doses da vacina de Oxford chegou ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, por volta das 16h. A governadora Fátima Bezerra (PT) e o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Araújo Silva, estiveram no terminal para recepcionar as doses.

Foram entregues ao RN 31.500 doses da vacina. Todo o lote será usado de uma vez, sem guardar estoque para a dose de reforço, já que outra remessa do imunizante deve chegar nos próximos dias. O intervalo entre uma dose e outra é de 12 semanas (quatro meses). Com isso, mais pessoas serão vacinadas.

Não está definido quantas doses serão enviadas para cada município. Na última terça-feira 19, o Estado recebeu 82.400 doses da Coronavac, a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. Metade já foi distribuída aos 167 municípios potiguares e metade está guardada para a segunda dose.

Como as doses são limitadas, nesta primeira fase estão sendo vacinados apenas profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus e idosos que vivem em abrigos. Com a chegada de mais vacinas, é possível que idosos em geral também comecem a receber a proteção.

"Estamos iniciando a semana renovando a esperança, recebendo essa nova remessa de vacinas", afirmou a governadora, que destacou que toda a logística para distribuição das vacinas novamente já esta pronta e que a distribuição para os municípios terá inicio já nesta segunda-feira 25.

As secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) mais uma vez farão o trabalho de transporte das vacinas às cidades-polo no interior.

Fonte: Portal Agora RN

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab