Tropas indianas e chinesas entram em confronto na fronteira

Por Rogerio Magno em 25/01/2021 às 08:36:43
Imprensa indiana diz que embate ocorreu após patrulha chinesa tentar cruzar a fronteira. Confronto em outra região em junho deixou 20 indianos (e um número desconhecido de chineses) mortos. Tropas indianas e chinesas entraram em confronto na semana passada na disputada fronteira na região do Himalaia.

A informação foi revelada pela imprensa indiana nesta segunda-feira (25) e depois confirmada pelo Exército do país.

"Houve um confronto menor na área de Naku, no norte de Siquim, em 20 de janeiro", afirmou o Exército indiano em um comunicado. "O mesmo foi resolvido pelos comandantes locais de acordo com os protocolos estabelecidos".

Siquim é o menor estado indiano em população e o segundo menor em tamanho, entre o Nepal (a oeste), o Butão (a leste) e a China (ao norte). Naku liga Siquim ao Tibete, na China.

A imprensa indiana diz que o confronto ocorreu após uma patrulha chinesa tentar cruzar o território indiano e ser rechaçada na quarta-feira (20),

Confronto em Ladakh

Índia e China estão em um tenso impasse desde abril de 2020 e, desde então, reforçaram o efetivo militar ao longo da fronteira.

Combates em Siquim, em maio, reacenderam as tensões entre os dois países mais populosos do mundo.

Em junho, confrontos deixaram 20 militares indianos (e um número desconhecido de chineses) mortos em outra região de fronteira, em Ladakh.

Foi o primeiro confronto entre os dois gigantes asiáticos com vítimas fatais desde 1975.

O que é a Linha de Controle Real, que Índia e China brigam há décadas

Soldados indianos patrulham uma rodovia na região de Leh, perto da fronteira com a China

Tauseef Mustafa/ AFP

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab