Aprenda a fazer uma tilápia à moda sertaneja

Por Rogério Magno em 25/01/2021 às 16:08:41
Prato conta com ingrediente regionais e um toque potiguar na receita: o leite de vaca dentro do preparo. Peixada à moda sertaneja acompanhada de pirão de peixe

Alexandre Dantas

Os peixes de água doce ou de viveiro são muito consumidos pelo interior do Rio Grande do Norte e a tilápia é um dos preferidos, tanto pelo sabor como também pela grande oferta. A receita do gastrólogo Alexandre Dantas tem a tilápia como ingrediente principal, além de outros produtos regionais e um toque bem potiguar: leite de vaca dentro do preparo. A tilápia à moda sertaneja ainda é servida acompanhada de pirão.

Ingredientes

1,5 kg de tilápia em postas grossas (com a cabeça)

1 tomate cortado em pedaços pequenos

1 cebola cortada em pedaços pequenos

1 pimentão cortado em pedaços pequenos

3 pimentas-de-cheiro picadas em pedaços pequenos

1 dente de alho amassado ou picado

500 ml de leite de coco

300 ml de leite de vaca

½ litro de água

25 ml de azeite ou óleo de soja

1 colher de sopa de nata ou creme do sertão (opcional)

Farinha de mandioca branca

Colorau

Cheiro verde (coentro e cebolinha picados)

Limão

Sal

Pimenta

Modo de Preparo

Começamos o preparo temperando peixe com sal em ambos os lados das postas, um pouco de limão e pimenta do reino. O processo deve ser repetido em todas as postas. Depois, deixamos o peixe em um refratário descansando para que ele pegue o sabor dos temperos.

Enquanto o peixe marina nos temperos, em uma panela no fogo colocamos um fio de azeite para refogar a cebola até que ela fique transparente. Depois colocamos o pimentão e a pimenta-de-cheiro. Aguardamos eles refogarem um pouco e, em seguida, colocamos o tomate e deixamos refogar por mais alguns minutos. Por último, adicionamos o alho para que ele não queime. Em seguida, o colorau. Nesse momento vamos perceber que o fundo da panela vai começar a pegar, então colocamos a água e deixamos os vegetais cozinharem para formar um molho espesso. Mantemos no fogo, mexendo sempre até ferver.

Quando a mistura começar a secar novamente e estiver bem concentrada, colocamos o leite de coco e o leite de vaca e deixamos ferver, mexendo de vez em quando.

O caldo vai ficar bem encorpado e quando ele levantar fervura, vamos colocando uma a uma as postas do peixe já marinadas no tempero. O peixe leva poucos minutos pra cozinhar dentro desse caldo.

Nesse ponto, podemos provar pra sentir se há necessidade de mais sal e pimenta. Para finalizar uma colher de nata (ou creme do sertão) que é opcional. Depois colocamos o cheiro verde (coentro e cebolinha picados) sobre o peixe e desligamos o fogo.

Para fazer o pirão, separamos parte do caldo do peixe em outra panela. Levamos a panela ao fogo, quando estiver fervendo vamos colocando a farinha de mandioca aos poucos e mexendo sempre. A consistência do pirão depende do gosto de cada um. Uma quantidade grande de farinha deixa ele mais espesso e uma quantidade menor deixa ele mais líquido. Depois de colocar a quantidade de farinha desejada, continuamos mexendo, com o fogo ligado, pra que a farinha cozinhe por alguns minutos. Depois tiramos do fogo e está pronto pra servir, acompanhando o peixe.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab