Egito prende cartunista em 10º aniversário de levante, dizem fontes

Por Rogerio Magno em 25/01/2021 às 19:09:20
O cartunista Ashraf Hamdi foi detido no início em sua casa em meio a uma investigação sob acusações de uso indevido de sites de redes sociais e disseminação de notícias falsas. Ele havia publicado uma charge em vídeo em uma rede social no domingo dedicada aos 'heróis' de uma rua no centro do Cairo, onde dezenas de manifestantes foram mortos em confrontos com forças de segurança em novembro de 2011. Montagem da praça Tahir, no Cairo, com uma foto de novembro de 2020 (praça vazia) e outra de fevereiro de 2011 (cheia durante os protestos da Primavera Árabe no Egito)

Pedro Ugarte, Khaled Desouki/ AFP

Autoridades do Egito prenderam nesta segunda-feira (25) o cartunista Ashraf Hamdi , que publicou uma homenagem em vídeo ao levante de 2011 --completam-se dez anos dos protestos em massa no país.

A prisão foi confirmada por duas pessoas que trabalham em órgãos de segurança egípcios.

Hamdi foi detido no início da manhã em sua casa em meio a uma investigação sob acusações de uso indevido de sites de redes sociais e disseminação de notícias falsas, segundo as fontes.

Hamdi publicou uma charge em vídeo em uma rede social no domingo dedicada aos "heróis" da rua Mohamed Mahmoud, no centro do Cairo, onde dezenas de manifestantes foram mortos em confrontos com forças de segurança em novembro de 2011.

ONG diz que duas mil pessoas foram presas no Egito por protestos contra governo

Manifestações que levaram à deposição do ex-presidente Hosni Mubarak e ajudaram a propagar uma onda de protestos em toda a região começaram uma década atrás no dia 25 de janeiro, quando o Egito comemora o dia nacional da polícia.

Nesta segunda-feira, o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, fez um discurso anual na academia de polícia do Cairo que se concentrou na importância da estabilidade e do desenvolvimento, mas fez uma referência breve ao levante.

"Hoje coincide com a comemoração do Egito da revolução de 25 de janeiro, uma revolução liderada por jovens sinceros aspirando a um futuro e uma realidade melhores", disse Sisi.

Vídeos: veja os mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab