Entidade defensora de direitos civis dos EUA elege primeira presidente negra

Por Rogerio Magno em 01/02/2021 às 14:55:57
Aclu elegeu uma professora titular de direito da Universidade de Nova York como sua nova presidente. Deborah Archer em imagem de abril de 2015

Philip Greenberg/ Via AP

Uma das entidades civis mais importantes dos Estados Unidos, a União Americana por Liberdades Civis (Aclu, na sigla em inglês) elegeu uma presidente negra pela primeira vez em sua história de mais de 100 anos.

A próxima presidente da entidade será Deborah Archer, que é professora titular da Escola de Direito da Universidade de Nova York.

Ela foi eleita em um encontro remoto do conselho de diretores. No novo cargo, ela será a líder desse grupo que a elegeu.

A expectativa é que as injustiças raciais sejam uma prioridade da nova gestão.

Archer não vai gerenciar os temas cotidianos da Aclu, isso é cargo do diretor-executivo (hoje, esse cargo é ocupado por Anthony Romero).

Durante os quatro anos de gestão de Donald Trump, a Aclu protocolou 413 processos contra o governo. É um recorde. Há casos sobre direitos dos imigrantes, direitos dos eleitores, direitos das pessoas LGBTI, injustiça racial e outros temas.

A campanha contra o governo de Donald Trump tinha até um nome: “Te vejo na corte”. Uma campanha fez o número de doações aumentar, assim como o de integrantes da organização.

Archer é formada pela escola de direito de Yale. Ela foi funcionária associada na Aclu em 1997 e 1998, e passou a fazer parte do conselho em 2009. Em 2017, passou a integrar o comitê executivo.

Ela dá aulas de lei clínica na Universidade de Nova York. Ela já foi do órgão que investiga erros de conduta da polícia e conselheira do fundo de defesa da educação.

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab