Senado aprova projeto que ratifica Convenção Interamericana contra o Racismo

Por Rogerio Magno em 10/02/2021 às 21:26:49
Convenção será promulgada e terá status de emenda à Constituição; nela, países da OEA se comprometem a eliminar discriminação. Racismo é crime inafiançável e imprescritível no Brasil. O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto que ratifica o texto da Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância. A proposta já passou pela Câmara e segue para promulgação.

Quando a ratificação for promulgada, o texto da convenção passa a ter status de emenda à Constituição no Brasil. O projeto foi aprovado por unanimidade, com 71 votos favoráveis no primeiro turno e 66 no segundo.

A convenção foi adotada pela Assembleia-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) em reunião realizada em julho de 2013, na Guatemala.

Pelo texto, os países da OEA se comprometem a prevenir, eliminar, proibir e punir todos os atos e manifestações de racismo, discriminação e formas correlatas de intolerância.

Segundo a convenção, os países terão de implementar políticas para promover igualdade de tratamento e de oportunidades para todas as pessoas por meio de atos de caráter educacional, medidas trabalhistas ou sociais entre outras.

O Artigo 5º da Constituição brasileira define que a prática do racismo é crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão.

Luta contra o racismo no Brasil virou debate na TV em 2020; relembre

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab