Governo não segue recomendação do comitê científico de prorrogar medidas restritivas por 10 dias no RN

Por Rogério Magno em 01/04/2021 às 12:54:49
Governo anunciou que comércio vai reabrir de forma gradual a partir de segunda (5). O Governo do Rio Grande do Norte decidiu não seguir a recomendação do Comitê Científico Estadual de prorrogar por mais 10 dias as medidas restritivas que estão em vigor. A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que vai autorizar a retomada gradual dos serviços não essenciais a partir da próxima segunda-feira (5).

Na recomendação, o comitê cita que os óbitos ainda se encontram em uma tendência de alta no estado e que, apesar da abertura de novos leitos, a taxa de ocupação segue acima dos 97%.

Em entrevista coletiva nesta quinta (1º) a governadora Fátima Bezerra disse que o "desejável" era atender à recomendação do comitê. "Vou ser muito franca. O desejável era nós mantermos essas medidas restritivas em curso por mais alguns dias, como sugeriu o comitê científico e, inclusive, como defende também os ministérios públicos do nosso estado. Mas, diante da realidade que é olhar a vida como ela é, que é morar num país com 14 milhões de desempregados, que é viver num país onde infelizmente o governo a nível nacional não tem cumprido seu papel de proteção social às famílias mais vulneráveis e chegar junto no auxílio às empresas, porque geram emprego, nós decidimos pela flexibilização", disse.

O mês de março é o mês com o maior número de mortes registradas por Covid-19 no RN desde o início da pandemia. Além disso, ao menos 172 pessoas com Covid-19 ou suspeita morreram na fila por um leito de UTI em março no estado.

O atual decreto segue em vigor até esta sexta-feira (2). Ele permite apenas o funcionamento de atividades consideradas essenciais e suspende as aulas presenciais nas escolas. Nesta quarta (31), o governo anunciou a prorrogação deste decreto por mais dois dias, ou seja, até o próximo domingo (4).

Mortes e casos de Covid nas cidades do Rio Grande do Norte

A partir de segunda, segundo o governo, o novo decreto libera a abertura gradual do comércio, libera aulas presenciais para determinadas séries e flexibiliza o funcionamento de igrejas e academias, dentre outras coisas.

O Comitê de Especialistas para o Enfrentamento da Pandemia pela Covid-19 no RN é composto por 14 profissionais como médicos, pesquisadores e servidores da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Dentre eles estão o titular da Sesap, Cipriano Maia; o diretor do Hospital Giselda Trigueiro, André Prudente; o coordenador do Lais, Ricardo Valentim; e as pesquisadoras Janeusa Souto e Marise Reis.

Novas regras a partir de segunda (5)

O toque de recolher volta a ser posto em prática de segunda a sábado das 20h às 06h do dia seguinte, e em tempo integral nos domingos e feriados.

Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas para consumo em ambientes público e coletivo, inclusive restaurantes, lojas de conveniência, praça de alimentação e similares.

Comércio poderá funcionar, limitada a frequência de pessoas a 50% da capacidade do espaço do estabelecimento ou ao limite máximo de uma pessoa por cada cinco metros quadrados, o que for menor.

O horário de funcionamento do comércio será alternado, conforme proposta das federações empresariais.

Ficam liberadas as aulas presenciais nas escolas até a 5ª série do ensino fundamental, conforme escolha dos gestores e pais ou responsáveis. As demais séries somente poderão ter aulas pelo sistema remoto.

O decreto também deve flexibilizar o funcionamento de igrejas e academias. Ambas só podem funcionar das 6h às 20h.

As celebrações religiosas podem ser realizadas em ambientes coletivos, desde que a ocupação não seja superior a 20% da capacidade, respeitando sempre o limite de uma pessoa por cinco metros quadrados.

As academias voltadas para atividades físicas devem observar o limite de 50% da capacidade de suas instalações, ficando sujeitas também à regra da ocupação de espaço dos cinco metros quadrados, e não poderão funcionar nos domingos e feriados enquanto o toque de recolher estiver em vigor.

Governo vai autorizar retomada gradual do comércio a partir de segunda (5)

Pedro Vitorino/Cedida

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab