E-RN 800x105

C√Ęmara se recusa a divulgar lista de servidores que receberam vacina contra Covid dentro da Casa

Por Rogério Magno em 03/05/2021 às 05:43:24

A C√Ęmara dos Deputados se recusa a entregar uma lista com o nome de pessoas que receberam vacinas de Covid-19 dentro da Casa, entre janeiro e fevereiro, na véspera da elei√ß√£o de Arthur Lira (PP-AL). Equipes de sa√ļde do Distrito Federal levaram ao local 86 doses.

A C√Ęmara diz que elas foram aplicadas em funcion√°rios do departamento médico. O Painel solicitou via Lei de Acesso os nomes e cargos de quem recebeu, mas o pedido foi negado com a alega√ß√£o de que o dado est√° sob sigilo médico.

Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da C√Ęmara, confirma a vacina√ß√£o na Casa, mas diz que n√£o houve um pedido formal ao Distrito Federal. O governo do DF afirma que a solicita√ß√£o partiu do Legislativo e que seguiu as regras do Plano Nacional de Imuniza√ß√£o.

Maria Augusta Rost, especialista em direito p√ļblico, diz que n√£o h√° uma norma que obrigue a divulga√ß√£o de dados só por se tratar de servidores p√ļblicos. Mas, diz ela, h√° uma necessidade de transpar√™ncia para que se tenha efetivo controle da pol√≠tica p√ļblica de vacina√ß√£o.

Fernanda Campagnucci, diretora-executiva do Open Knowledge Brasil, entidade que visa tornar mais transparente a relação entre governos e a sociedade, afirma que o cenário atual de escassez de vacinas e casos de fura fila torna importante a divulgação dos nomes de vacinados.

O Painel procurou profissionais da sa√ļde lotados no departamento médico da C√Ęmara. Depois de contatar sete deles, dos quais uma médica e uma auxiliar de laboratório disseram ter tomado a vacina, a reportagem foi informada por uma servidora que a dire√ß√£o do setor orientou a n√£o responder perguntas sobre a vacina√ß√£o.

FOLHAPRESS

Fonte: Blog do BG

Tags:   Saúde
Comunicar erro
Jota Edilson

Coment√°rios