Índia bate novo recorde mundial de casos diários de Covid

Por Rogerio Magno em 06/05/2021 às 07:22:33
País registrou o maior número diário de mortes e foi responsável por 49% dos infectados e 28% dos óbitos do mundo em 24 h. Mesmo assim, especialistas veem subnotificação nos dados do governo. Familiares de vítima da Covid-19 deixam crematório enquanto piras funerárias queimam ao ar livre em uma pedreira de granito em Bengaluru, na Índia, em 5 de maio de 2021

Aijaz Rahi/AP

A Índia registrou nesta quinta-feira (6) um novo recorde mundial de casos diários de Covid-19 (mais de 412 mil) e também o maior número de mortes do país (3.980), segundo dados oficiais do governo.

Os números do Ministério da Saúde indiano elevam o total de infectados para mais de 21,1 milhões e o de óbitos, para mais de 230 mil.

O país foi responsável por 49% dos casos e 28% das mortes registradas no planeta nas últimas 24 horas, segundo dados do "Our World in Data", projeto ligado à Universidade de Oxford.

Mas especialistas consideram que os números oficiais estão muito abaixo da realidade e que o pior cenário ainda vai acontecer dentro de algumas semanas.

A explosão no número de casos provocou o colapso dos hospitais, que enfrentam falta de leitos, remédios e oxigênio. Crematórios não conseguem atender ao volume de corpos.

VEJA TAMBÉM:

Saiba por que as infecções pelo coronavírus explodiram na Índia

Entenda por que a tragédia no país ameaça o mundo todo

Explosão de casos e mortes por Covid-19 na Índia: entenda em 5 pontos

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi tem sofrido duras críticas por se negar a decretar um lockdown nacional e ter liberado festivais religiosos e comícios eleitorais, que reuniram multidões.

Em meio à escalada da segunda onda no país, várias regiões, incluindo a capital Nova Délhi e o estado mais populoso Maharashtra, adotaram medidas de restrição.

Ainda no meio da segunda onda, K. Vijay Raghavan, principal conselheiro científico do governo indiano, afirmou que uma terceira onda "é inevitável, dados os elevados níveis de contaminação atuais".

"Não está claro exatamente quando acontecerá este terceiro episódio, mas temos que nos preparar para novas ondas", afirmou Raghavan em uma entrevista coletiva.

Piras funerárias de 25 vítimas da Covid-19 queimam em crematório a céu aberto criado em uma pedreira de granito nos arredores de Bengaluru, na Índia, em 5 de maio de 2021

Aijaz Rahi/AP

Em meio ao colapso sanitário do país, o governo enfrenta cada vez mais críticas e o país passou a receber ajuda internacional de dezenas de países.

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab