Você viu? Bolsonaro no inquérito das fake news, volta da CPI, Tandara suspensa das Olimpíadas e ouro de Ana Marcela

Por Rogerio Magno em 07/08/2021 às 05:35:23
Uma seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 2 a 6 de agosto. Os ataques e ameaças de Bolsonaro à Constituição após ter seu nome incluído no inquérito do STF que investiga fake news. O depoimento do reverendo que negociou vacinas pelo governo na volta da CPI da Covid. Brasileiros no pódio das Olímpiadas de Tóquio e as comemorações das famílias pelo Brasil. A suspeita de doping no time de vôlei feminino.

Bolsonaro X STF

Atendendo a um pedido feito pelo TSE, que solicitou investigação sobre os constantes ataques às urnas eletrônicas promovidos por Jair Bolsonaro, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a inclusão do presidente no inquérito das fake news. Os 11 possíveis crimes que teriam sido cometidos por Bolsonaro, segundo a decisão de Moraes, incluem calúnia, difamação, injúria e incitação ao crime. Bolsonaro é defensor do voto impresso, que já foi julgado inconstitucional pelo STF, e promove constantes ataques ao sistema eleitoral do país.

Moraes inclui Bolsonaro como investigado no inquérito das fake news por ataques ao sistema eleitoral

Bolsonaro, então, intensificou seus ataques à Suprema Corte e ameaçou agir fora da Constituição. Em resposta, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, cancelou a reunião que haveria entre os chefes de poderes. "Quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro", disse Fux.

Veja como votou cada deputado na Comissão Especial da Câmara que rejeitou PEC do voto impresso

OCTAVIO GUEDES: Por que o voto impresso será a alegria da milícia

CPI da Covid

Após recesso, a CPI da Covid voltou ouvindo o reverendo Amilton Gomes, considerado peça-chave na apuração sobre as supostas negociações irregulares do governo para compra de vacinas. Seu depoimento foi considerado confuso e teve momentos constrangedores: ele chorou ao dizer que a instituição que comanda tinha "interesse humanitário" na negociação. O reverendo, que falou de si na 3ª pessoa (e foi ironizado por isso), afirmou não conhecer "ninguém do governo federal", embora tenha participado de tratativas para uma suposta venda de 400 milhões de doses da AstraZeneca.

VÍDEO: 'Tenho culpa, sim, e peço desculpa ao Brasil', diz Reverendo Amilton ao se emocionar na CPI

Quem também depôs foi o empresário e ex-deputado Airton Soligo, que virou alvo da CPI por ter atuado por 2 meses no Ministério da Saúde sem nenhuma função oficial. Conhecido como Airton Cascavel, ele disse à comissão ter atuado como "colaborador eventual" e negou ter obtido qualquer "vantagem pessoal".

Outro depoente da semana foi um ex-assessor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, o tenente-coronel da reserva Marcelo Blanco. O militar entrou na mira da comissão porque esteve no jantar em que houve o suposto pedido de propina de US$ 1 por dose na negociação de vacinas da AstraZeneca. Em 7 horas de sessão, Blanco negou ter pedido dinheiro por fora na transação de imunizantes e disse que, na verdade, a sua intenção ao entrar em contato com intermediários era tratar com o mercado privado — mas não convenceu os senadores.

Diário de Tóquio

??????? Ana Marcela só trouxe alegrias ao Brasil ao conquistar o ouro na maratona aquática. A comemoração da namorada é que assustou um pouco a vizinhança. "Com a gritaria, os vizinhos chamaram a polícia", contou Maria Clara. Perdoada, né?

? Em Niterói, moradores brincaram nas redes sociais pedindo feriado após o ouro da dupla Martine Grael e Kahena Kunze na vela. É que Martine é sobrinha do prefeito, Axel Grael.

???? O pódio ainda não aconteceu, mas Beatriz Ferreira já garantiu um lugarzinho nele pelo menos com o bronze (no boxe, não há disputa pelo terceiro lugar). Mas, claro, o objetivo é o ouro. "Estou me sentindo muito orgulhoso por ela. Nosso objetivo é ir atrás da dourada", disse o pai, Raimundo Ferreira.

???? Missão cumprida após longa caminhada, como definiu o pai de Pedro Barros após prata do filho no skate street. ??????? Bruno Fratus conquistou o bronze na natação, mas um feito tão dourado quanto o ouro foi fazer o mundo todo suspirar ao celebrar com um beijo na mulher, que também é sua técnica.

Impulsionado por "Chamo teu vulgo malvadão", um dos seus hits favoritos, Alison Santos levou o bronze no atletismo. Não deu pódio para Darlan Romani no arremesso de peso, mas ele conquistou o coração dos brasileiros com carisma, sensibilidade e força de vontade. Comparado ao personagem de desenho "Sr. Incrível", o atleta fazia um sinal sempre que disputava alguma prova (era um combinado com a filha de 6 anos). E antes de chegar a Tóquio, superou a Covid e treinou em um terreno baldio. Missão cumprida, Darlan!

???? A seleção masculina de vôlei perdeu para os donos da casa na tentativa de chegar à final. ? Mas os meninos do futebol garantiram lugar na final após vencer o Egito nos pênaltis.

"Aqui não, Coreia do Sul", como diria o narrador Luís Roberto, que imortalizou o bordão nessas Olimpíadas. A classificação para a final veio horas após uma notícia que abalou todos: Tandara Caixeta foi suspensa por "potencial violação da regra antidopagem". No vídeo abaixo, entenda o que é a ostarina, substância encontrada no exame da atleta:

Ostarina: o que é a substância encontrada no teste antidoping de Tandara

'Cachorrada' nas Olimpíadas

Nas redes sociais, a pergunta que fica é: seria a vila olímpica o lugar com a maior concentração de desejo no planeta? Isso porque atletas que foram a Tóquio querendo "cachorrada" surpreendeu. Eles postam vídeos babando em colegas e adversários; deixam claro as orientações sexuais de cada um do time e se divertem com maneiras criativas de extravasar os desejos. Assista ao vídeo abaixo:

Atletas olímpicos enchem TikTok com vídeos de paquera

Medalha em dia e o tricô também

Tom Daley, britânico que conquistou ouro nos saltos ornamentais em Tóquio, cumpriu o dever com seu país e ainda deixou a avó orgulhosa, como brincaram internautas nas redes sociais. É que ele tricotou um casaco inteiro enquanto não estava competindo e assistia as apresentações de seus colegas de equipe da arquibancada. Daley também é conhecido pelo seu ativismo LGBTQIA+ e foi eleito "o homem mais sexy do mundo" pela revista Attitude por dois anos consecutivos (2013 e 2014).

O atleta britânico Tom Daley, do salto ornamental, mostra cardigã que tricotou no Centro Aquático de Tóquio, durante os Jogos Olímpicos

Montagem G1 com fotos do Instagram

Covid e a variante delta

A variante delta já é responsável por quase a metade dos casos de Covid no Município do Rio, segundo o secretário de saúde do Rio, Daniel Soranz. Um estudo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do RJ (SES-RJ) detectou que 45% das amostras de pacientes cariocas tinham a cepa delta. O alerta fez o prefeito Eduardo Paes se desculpar sobre declarações acerca dos planos de reabertura da cidade, anunciado nesta semana. "Não tem liberou geral, desculpa se passei essa impressão", disse Paes.

Por falar em Rio... A prefeitura anunciou que planeja espalhar 13 palcos pela cidade, três deles em Copacabana, no próximo réveillon.

E por falar em variante delta... A cepa que ameaça o fim da pandemia foi tema de "O Assunto". Ouça:

Homenagem merecida

"Representatividade não só para a ciência, mas para padrões que a gente conhece". A frase é de Jaqueline Góes, cientista que fez parte da equipe responsável pelo sequenciamento genético do novo coronavírus dos primeiros casos de Covid-19 na América Latina. É que ela foi homenageada com uma versão sua da boneca Barbie.

'Representatividade não só para a ciência', diz biomédica homenageada com uma Barbie

Caso Sérgio Hondjakoff

Nas palavras do próprio Sérgio Hondjakoff, ele está (e sempre esteve) seguro, são e salvo com a família, em Resende (RJ). "To curtindo aqui com a minha mãe e espero ver vocês em breve, nas telinhas e nos telões", disse o Cabeção de "Malhação", em vídeo feito por ele para, nas suas palavras, "desmentir um boato". Pouco antes, o nome do ator e dados corretos sobre sua filiação apareceram no boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil sobre uma clínica de reabilitação que mantinha pacientes em cárcere privado, em Pindamonhangaba (SP). A informação confirmada pela polícia é que ele era um dos 46 internos do local encontrados nessas condições.

Sergio Hondjakoff nega que estava em cárcere privado em clínica de reabilitação

À polícia, os pacientes contaram que eram obrigados a assinar termos em que diziam estar no local por vontade própria. Eles disseram também que tinham as ligações com a família restritas e monitoradas pelos responsáveis do estabelecimento. Entenda o caso.

AGU

Bruno Bianco será o novo advogado Geral da União (AGU). Ele ocupa ocupará o lugar de André Mendonça, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF). Bianco foi secretário especial da Previdência Social e do Trabalho no Ministério da Economia e virou secretário-executivo do novo Ministério do Trabalho, recriado nos últimos dias pelo governo. O anúncio foi feito pelo presidente em redes sociais.

Bruno Bianco terá a responsabilidade de defender Bolsonaro em três inquéritos no STF

Adiós, Barcelona

"Obstáculos econômicos e estruturais". Essa foi a justificativa apresentada em nota pelo Barcelona para não renovar o contrato com o argentino Lionel Messi. Antes, o jogador chegou a aceitar redução salarial para renovar com o time por mais 5 temporadas, mas o acordo não foi fechado. Entre os interessados no craque, estão o Manchester City, da Inglaterra, e o Paris Saint-Germain, da França.

'Fala covarde'

"Em uma fala covarde hoje durante a tarde, ele atacou quem não está mais aqui conosco, não dando o direito de resposta ao meu pai". Quem disse isso foi Tomás Covas, filho de Bruno Covas, prefeito de São Paulo que morreu no exercício do caso, em maio. Tomás se referia à fala de Bolsonaro sobre seu pai: “O outro, que morreu, fecha São Paulo e vai assistir a Palmeiras e Santos no Maracanã”. Em janeiro, o então prefeito de São Paulo foi ao Rio de Janeiro assistir à final da Libertadores entre Santos e Palmeiras no Maracanã com Tomás. A fala de Bolsonaro também condenada por políticos de diversos partidos.

Tomás Covas: 'Isso é amor. Bolsonaro nunca entenderia esse sentimento'

Meninos desaparecidos em Belford Roxo

A ossada encontrada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, não é de nenhum dos três meninos desaparecidos na região em dezembro do ano passado. O resultado do laudo apontou que o material achado é de algum animal. Lucas Matheus, Alexandre e Fernando Henrique foram vistos pela última vez quando saíram para brincar. Uma das principais hipóteses da investigação é que as crianças tenham sido vítimas de traficantes da região; entenda.

Ossos encontrados em Belford Roxo não são de meninos desaparecidos

Boi wagy

O Japão é o principal produtor da carne mais cara do mundo: o wagyu, que, por lá, chega a custar, em média, US$ 1.000 o quilo. Uma das variedades mais famosa do wagyu é o Kobe Beef, mas, para garantir a autenticidade dela, o gado precisa nascer e crescer na província de Hyogo. O boi japonês também ficou famoso por conta das "mordomias" que recebia antigamente, como beber cerveja e receber massagem.

Conheça o boi wagyu, que tem a carne mais cara do mundo

Dinossauros gaúchos

O Guinness World Records reconheceu que os dinossauros mais antigos do mundo podem ter habitado o Rio Grande do Sul. De acordo com a publicação, embora não seja possível precisar a idade exata de fósseis de animais que viveram há milhões de anos, as rochas onde eles foram encontrados são.

VÍDEO: Livro dos recordes reconhece que dinossauros mais antigos foram achados no RS

Enquanto isso, na Sibéria... O corpo de uma filhote de leão-das-cavernas de cerca de 28 mil anos foi encontrado mumificado, mas em ótimo estado para ser estudado na região da Rússia. O corpo de cerca de 28 mil anos foi encontrado mumificado, mas em ótimo estado para ser estudado na Sibéria, uma região da Rússia.

Imagem de Sparta, a filhote de leão-das-cavernas de 28 mil anos que foi encontrada na Sibéria

Reprodução/@Centre for Palaeogenetics

'Devo, não nego...'

"Pagarei assim que puder", disse Paulo Guedes, ministro da economia, sobre precatórios.

Precatórios são dívidas da União decorrentes de decisões judiciais definitivas, ou seja, que não são mais passíveis de recursos. O governo vai apresentar a PEC para ampliar a possibilidade de parcelamento desses créditos que pessoas físicas e jurídicas têm a receber do governo federal.

Privatização dos Correios

Uma das prioridades do Ministério da Economia, o texto que abre caminho para a privatização dos Correios foi aprovado na Câmara dos Deputados. Agora, o projeto seguirá para análise dos senadores. Entenda a proposta.

Crueldade

A criança de 7 anos que foi assassinada pela mãe, segundo a polícia, em Imbé (RS), era obrigada a copiar frases como "eu sou um idiota", "não mereço a mamãe que eu tenho", "eu sou ladrão, "eu sou ruim" e "eu sou um filho horrível" em um caderno. Miguel dos Santos Rodrigues vivia com a mãe, Yasmin Rodrigues, e a companheira dela, Bruna Nathieli Porto da Rosa. As duas foram presas.

Polícia divulga imagens de conversa entre madrasta e menino morto pela mãe em Imbé

Em Valinhos (SP), o adolescente que matou o próprio pai a tiros em casa afirmou à Polícia Civil que agiu em legítima defesa. O pai, um empresário de 42 anos, andava armado na residência e era violento com o filho e a mulher.

VÍDEO: Adolescente mata o pai em condomínio de luxo em Valinhos, SP; entenda

'A internet está doente'

Após a morte do filho de 16 anos, a cantora Walkyria Santos, ex-vocalista da banda Magníficos, gravou um vídeo para alertar dos perigos das redes sociais. Ela lamentou o "ódio destilado na internet" e disse que precisava deixar um sinal de alerta para outras famílias.

"Ele postou um vídeo no TikTok, uma brincadeira de adolescente com os amigos, e achou que as pessoas iriam achar engraçado, mas as pessoas não acharam. [...] Meu filho acabou tirando a vida. Eu estou desolada, eu estou acabada, eu estou sem chão."

Após morte do filho, cantora Walkyria faz alerta: 'Vigiem. A internet está doente'

Repercutindo o caso, a ex-BBB Lumena, que é psicóloga, gravou um vídeo sobre "o que aprendeu com o cancelamento". Ela relatou ter tido crises de ansiedade e perda de memória.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab