O Assunto #518: Afeganistão na mão do Talibã

Por Rogerio Magno em 17/08/2021 às 04:42:05
"As meninas estão com muito medo", relata a jornalista Adriana Carranca sobre a situação de mulheres afegãs em pânico depois da tomada de poder pelo Talibã. Adriana é uma das convidadas de Natuza Nery neste episódio - autora do livro "O Afeganistão depois do Talibã", ela viajou ao país quatro vezes e diz que a sensação ao chegar lá é de "voltar 2 mil anos" no tempo. Participa também Daniel Wiedemann, coordenador da redação da TV Globo em NY. É ele quem explica como os EUA perderam a mais longa guerra de sua história. Você pode ouvir O Assunto no G1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou no sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

"As meninas estão com muito medo", relata a jornalista Adriana Carranca sobre a situação de mulheres afegãs em pânico depois da tomada de poder pelo Talibã. Adriana é uma das convidadas de Natuza Nery neste episódio - autora do livro "O Afeganistão depois do Talibã", ela viajou ao país quatro vezes e diz que a sensação ao chegar lá é de "voltar 2 mil anos" no tempo. Segundo Adriana, em sua última visita (2014) já era possível notar como o grupo estava perto de Cabul. A jornalista narra como afegãos estão "sitiados em casa" e relembra como os extremistas adotaram a tática de "saída estratégica" durante a invasão norte-americana 20 anos atrás. É Adriana quem explica as origens do grupo – cujo nome significa "estudante". "Os talibãs eram jovens e crianças que foram treinados para devolver a paz ao Afeganistão na guerra contra os soviéticos". Participa também Daniel Wiedemann, coordenador da redação da TV Globo em Nova York. Ele pontua como a retomada de poder por parte dos talibãs já era esperada: "a grande surpresa é a velocidade dessa tomada", diz. Daniel fala que esta não é apenas uma derrota de Joe Biden, mas sim "de quatro presidentes americanos, na mais longa guerra da história dos EUA", que começou com os ataques às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. Para ele, agora Biden terá que lidar com o risco de o Afeganistão se tornar um "paraíso para terroristas".

O que você precisa saber:

ENTENDA: O que e o Talibã?

MULHERES COM MEDO: O drama das afegãs diante do Talibã

SAÍDA DOS EUA: Retirar tropas do Afeganistão foi pior decisão de Biden?

REAÇÃO: Biden defende saída das tropas e culpa governo afegão

AFEGÃOS EM FUGA: tumulto no aeroporto de Cabul deixa mortos

ENTENDA: Do 11 de setembro à volta do Talibã

VÍDEO: Pessoa cai de avião ao tentar fugir no Afeganistão

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Arthur Stabile, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Neste episódio colaboraram também: Gabriel de Campos, Laís Modelli e Ana Flávia Paula. Apresentação: Renata Lo Prete. Nesta semana na apresentação: Natuza Nery.

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab