Entidade da PF pede a Bolsonaro autonomia financeira e mandato para diretor-geral

Associação também quer que presidente firme compromisso garantindo autonomia a novo diretor. Para a entidade, medidas ajudarão na 'dissipação de dúvidas' [...]

Por Rogério Magno em 27/04/2020 às 06:50:16
Associação também quer que presidente firme compromisso garantindo autonomia a novo diretor. Para a entidade, medidas ajudarão na 'dissipação de dĂșvidas' sobre as intenções de Bolsonaro. A Associação Nacional dos Delegados de PolĂ­cia Federal (ADPF) encaminhou neste domingo (26) uma carta pĂșblica ao presidente Jair Bolsonaro, na qual a entidade pede autonomia financeira e estabelecimento de um mandato para o diretor-geral da instituição.

A associação também solicita que Bolsonaro firme um compromisso pĂșblico dizendo que o novo diretor-geral terĂĄ "total autonomia" para formar equipe, sem obrigações de repassar informações ao governo federal e abrir ou intervir em investigações conforme interesses polĂ­ticos.

De acordo com a entidade, a adoção das medidas ajudarĂĄ para a "dissipação de dĂșvidas" sobre as intenções de Bolsonaro em relação à PolĂ­cia Federal.

IngerĂȘncias sobre o comando da PF foram o motivo do pedido de demissão do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, na Ășltima sexta-feira (24). Depois de um ano e quatro meses, Moro deixou a pasta e disse que o presidente Jair Bolsonaro tentava interferir politicamente na PF, órgão ligado ao Ministério da Justiça.

Na sexta-feira, Moro exibiu à TV Globo reprodução de conversa que teve com Bolsonaro, na qual o presidente sugere troca no comando da PF em razão de investigações que envolvem aliados do chefe do Executivo.

Outros pedidos

Além do compromisso pĂșblico de Bolsonaro, a associação pede que Bolsonaro encaminhe com urgĂȘncia um projeto, ao Congresso Nacional, a fim de fixar mandato para o diretor-geral e que a escolha seja feita mediante lista previamente apresentada pelo conjunto de delegados ao presidente da RepĂșblica, com a realização de sabatina.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

ComentĂĄrios

Telecab