Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mundo

Paraguai manterá fronteiras com Brasil fechadas até que curva do coronavírus seja 'achatada'


Presidente paraguaio demonstrou preocupação com alta de casos da Covid-19 em Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu. Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, usa máscara em cerimônia em homenagem aos veteranos da Guerra do Chaco de 1932-1935 entre o Paraguai e a Bolívia, no quartel La Victoria em San Lorenzo, em 12 de junho

Jorge Adorno/ Reuters

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, disse nesta quinta-feira (23) que o país vai manter suas fronteiras com o Brasil fechadas até que a curva de contágio do coronavírus no país seja "achatada" — ou seja, que os números de novos casos de Covid-19 parem de aumentar.

"O Brasil é o segundo país com o maior número de mortes e temos uma obrigação moral de cuidar da saúde de nosso povo", afirmou.

O presidente paraguaio acrescentou ainda que, mesmo com o fechamento, "uma das cidades com mais casos" de Covid-19 no país é Ciudad del Este, que faz fronteira com Foz de Iguaçu, no Paraná, e fica cerca de 330 km a leste da capital Assunção.

Fronteiras fechadas

Militar brasileiro patrulha a Ponte da Amizade, fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu, em 28 de abril

Christian Rizzi/Reuters

Com mais de 84 mil mortes, o Brasil é o segundo país com mais casos de coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Paraguai, que registrou 4 mil infecções e 36 mortes até o momento, fechou suas fronteiras com o Brasil e a Argentina em 24 de março.

O fechamento intensificou o contrabando e, na quarta-feira, a mídia local noticiou um tiroteio entre militares da Marinha e contrabandistas nas margens do rio Paraná, na fronteira com Ciudad del Este. Na última sexta-feira, uma troca de tiros levou à morte de um suboficial da Marinha e à prisão de 35 pessoas.

Brasil passa de 84 mil mortes por Covid-19, com média de 1.055 mortes por dia nesta semana

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!