Mulheres afegãs pedem participação política em protesto em Cabul

Por Rogerio Magno em 03/09/2021 às 09:04:11
Um grupo de mais de dez mulheres fez um protesto do lado de fora do palácio presidencial em Cabul. Mulheres realizam protesto por emprego no Afeganistão

Um grupo de mulheres do Afeganistão fez um protesto do lado de fora do palácio presidencial em Cabul, a capital do país, nesta sexta-feira (3) no qual pediam para que os direitos que as mulheres tiveram nos últimos 20 anos sejam mantidos e que mulheres façam parte do governo do Talibã a ser formado.

Manifestantes pedem direitos políticos no Afeganistão, em 3 de setembro de 2021

Wali Sabawoon/AP

Em um dos portões, havia pouco mais de dez mulheres. Elas carregavam pequenos cartazes nos quais pediam "um governo heróico com a presença de mulheres".

As manifestantes afirmaram que não querem voltar ao passado.

Mulheres afegãs protestam em Cabul, em 3 de setembro de 2021

Wali Sabawoon/AP

Elas também distribuíram um documento no qual pedem que as mulheres afegãs tenham direito a educação, participação política e social no futuro do país, além de liberdade de discurso.

A volta do Talibã

Com o retorno do grupo fundamentalista islâmico ao poder após 20 anos, as afegãs temem perder os direitos sociais e econômicos que conquistaram nas últimas duas décadas.

O Talibã comandou o país de 1996 a 2001. O grupo foi acusado pelos americanos de esconder e financiar membros da Al-Qaeda, grupo terrorista comandado por Osama bin Laden e responsável pelos atentados de 11 de setembro de 2001.

Os EUA e seus aliados invadiram o Afeganistão pouco depois dos ataques terroristas. O grupo extremista foi expulso do poder com a invasão americana.

O grupo assinou um acordo com o governo de Donald Trump para a saída dos americanos. No começo de agosto de 2021, o Talibã começou a conquistar diversas províncias no país. No dia 15 de agosto, o Talibã já estava perto de Cabul. O presidente Ashraf Ghani, então, fugiu do país. O grupo retomou controle do país.

Veja também

As imagens que mostram o caos e o desespero dos afegãos após a entrada do Talibã em Cabul

Talibã anuncia 'anistia geral' e faz apelo a mulheres no Afeganistão

Veja os vídeos mais assistidos do G1

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab