Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícias RN

Sesap orienta que municípios do RN mantenham vacinação de adolescentes até posicionamento da Anvisa


Imunização foi suspensa em Natal, na manhã desta quinta-feira (16), após publicação de nota técnica do Ministério da Saúde, que deixou de recomendar vacinação para público de 12 a 17 anos sem comorbidades. Vacina vacinação covid-19 covid imunização aplicação dose rn Rio grande do Norte Natal Grande Natal

Alex Régis/Prefeitura de Natal

Após a recomendação do Ministério da Saúde para que seja suspensa a vacinação de adolescentes sem comorbidades, a Secretaria Estadual Saúde de Saúde Pública (Sesap) orientou que os municípios do RN mantenham a imunização deste público, pelo menos até um posicionamento da Anvisa.

A Sesap ainda informou que aguarda ainda um posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), requisitado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a respeito de "eventuais mudanças com relação à aplicação dos imunizantes nos menores de idade", como sinalizou o Ministério da Saúde na nota técnica.

A prefeitura de Natal anunciou a suspensão da imunização dos adolescentes de 12 aos 17 anos, na manhã desta quinta-feira (16), após a publicação da nota do Ministério da Saúde.

Após a recomendação do governo do estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou ao G1 que vai manter a suspensão informada pela manhã, de acordo com a orientação do ministério.

LEIA MAIS

Ministério recua e tira adolescentes sem comorbidades da lista de vacinação contra a Covid

Vacinação de adolescentes: entenda o que se sabe e o que está em prática no mundo

Novo posicionamento

O Ministério da Saúde publicou uma nota informativa nesta quarta-feira (15) em que volta atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Agora, a orientação do ministério é que não seja feita a vacinação deste grupo.

A vacinação deve ficar restrita a três perfis específicos:

adolescentes com deficiência permanente,

adolescentes com comorbidades,

e adolescentes que estejam privados de liberdade.

A nota informativa desta quarta contraria uma outra publicada pela pasta em 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esses adolescentes a partir do dia 15.

O próprio Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que participa das decisões sobre os rumos do Plano Nacional de Imunizações, divulgou nota na quarta-feira afirmando que a "vacinação de todos os adolescentes é segura e será necessária".

Nesta quinta, o Conass e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) solicitaram posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a aplicação da vacina em adolescentes de 12 a 17 anos.

O pedido dos conselhos foi feito com base na nova orientação do Ministério da Saúde e também num "possível evento adverso grave relacionado à vacina Pfizer em adolescente do estado de São Paulo". O ofício não explica que evento adverso é este.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!