China reage aos EUA e diz que Taiwan não tem direito de ingressar na ONU

Por Rogerio Magno em 27/10/2021 às 11:37:14
Declaração foi dada após o secretário de Estado americano, Antony Blinken, pedir uma maior inclusão de Taiwan nas instituições das Nações Unidas. Mulher segura duas bandeiras de Taiwan durante as celebrações do dia nacional em Taipei, capital da ilha, em 10 de outubro de 2021

Chiang Ying-ying/AP

A China reagiu aos Estados Unidos nesta quarta-feira (27) e afirmou que Taiwan "não tem o direito de ingressar na ONU" e foi enfática: "Taiwan é parte da China".

O governo chinês considera Taiwan como parte do seu território e defende que a ilha deve ser reunificada — inclusive pela força, se necessário.

"A ONU é uma organização intergovernamental composta por Estados soberanos", afirmou Ma Xiaoguang, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan em Pequim.

A declaração foi dada após o secretário de Estado americano, Antony Blinken, pedir uma maior inclusão de Taiwan nas instituições das Nações Unidas (veja mais abaixo).

Taiwan é uma ilha a menos de 200 km da China que se separou há décadas do país e tem um governo independente, que é reconhecido como um país por algumas nações, como os EUA — o que causa grande irritação no governo chinês.

Mapa mostra a localização de Taiwan e da China

G1

A ilha se tornou politicamente independente da China em 1949, quando nacionalistas chineses fugiram após serem derrotados pelos comunistas (que estão até hoje no poder na China).

Ponto de tensão entre EUA e China

Fonte constante de tensão entre os EUA e a China, Taiwan voltou ao centro da polêmica após Blinken lamentar que o governo da ilha esteja cada vez mais excluído da geopolítica mundial e defender a sua participação no "sistema da ONU".

O secretário de Estado americano disse na terça-feira (26) que "uma participação significativa de Taiwan no sistema da ONU não é um tema político, mas sim pragmático".

A declaração do chefe da diplomacia americana foi feita no "aniversário" dos 50 anos da votação da Assembleia Geral da ONU que admitiu a China na organização — e marginalizou Taiwan.

Em resposta a Blinken, Ma declarou que a República Popular da China é "o único governo que representa legalmente toda a China" e apelou aos dirigentes de Taiwan que abandonem a ideia de depender dos EUA para alcançar sua independência.

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab