Oposição da Nicarágua denuncia prisão de ex-embaixador crítico de Ortega

Por Rogerio Magno em 23/11/2021 às 10:16:22
Edgard Parrales é o 41º opositor do governo detido desde maio, ampliando o movimento de repressão mesmo após a 4ª reeleição de Daniel Ortega. Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, em foto no dia da Independência do país (15 de setembro)

Cesar Perez/Presidência da Nicarágua via Reuters

Grupos de oposição denunciaram a prisão de Edgard Parrales, ex-embaixador da Nicarágua na OEA (Organização dos Estados Americanos) e crítico do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, na segunda-feira (22).

Parrales, que também foi sacerdote e ministro de Bem-Estar Social do país, apoiou a Revolução Sandinista na década de 1980 que levou Ortega ao poder pela primeira vez.

Com a prisão de Parrales, subiu para 41 o número de opositores do governo detidos desde maio, ampliando o movimento de repressão mesmo após a reeleição de Ortega.

VEJA TAMBÉM:

Como Daniel Ortega foi de revolucionário discreto a governante mão de ferro da Nicarágua

OEA contesta 'legitimidade democrática' das eleições na Nicarágua

Biden afirma que eleições na Nicarágua 'não foram livres nem justas'

Nicarágua formaliza pedido de saída da OEA, que não reconheceu a reeleição de Ortega

"Edgard Parrales, ex-diplomata, sequestrado hoje pelo regime Ortega-Murillo, mais um cidadão privado de liberdade por expressar sua opinião", informou a Unidade Nacional Azul e Branca (UNAB) em uma rede social.

Ortega-Murillo é uma referência ao presidente da Nicarágua e sua mulher, Rosario Murillo, que é vice-presidente do país.

Ortega se reelegeu para o seu quarto mandato consecutivo no dia 7, em uma eleição sem adversários significativos e em meio a críticas da comunidade internacional (veja no vídeo abaixo).

Ortega conquista 4º mandato na Nicarágua; EUA classificam eleição como farsa

A prisão de Parrales

Nem a polícia nem o Ministério Público confirmaram a prisão de Parrales, assim como ocorreu com os outros 40 opositores presos antes das eleições.

Mas a esposa do ex-diplomata, Carmen Córdova, confirmou que seu marido foi detido quando estava saindo de sua casa em Manágua, a capital e maior cidade do país da América Central.

A presidente do Centro de Direitos Humanos da Nicarágua (CNDH), Vilma Núñez, disse à imprensa que Parrales foi capturado por "duas pessoas em trajes civis que o levaram de carro".

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab