CNN demite âncora Chris Cuomo após revelações sobre seu envolvimento com a defesa de irmão acusado de assédio sexual

Por Rogerio Magno em 04/12/2021 às 21:30:25
O ex-governador de Nova York Andrew Cuomo deixou o cargo em agosto depois de ter sido acusado de assédio por 11 mulheres. Chris Cuomo, jornalista da CNN dos EUA

Divulgação / CNN

A CNN anunciou neste sábado (4) a demissão do âncora de TV Chris Cuomo após documentos revelados durante uma investigação terem mostrado os seus esforços para ajudar o seu irmão, o ex-governador de Nova York Andrew Cuomo, a lidar com acusações de assédio sexual.

Andrew Cuomo deixou o cargo em agosto, após ser acusado de assédio por 11 mulheres. Ele negou qualquer transgressão.

Cuomo, que apresentava o programa de notícias do horário nobre da CNN mais assistido, foi suspenso na terça-feira. Ele admitiu, em maio, que violou algumas das regras da rede de notícias ao aconselhar seu irmão sobre como lidar com as alegações do ponto de vista das relações públicas.

"Chris Cuomo foi suspenso no início desta semana enquanto se espera uma avaliação mais profunda de novas informações que vieram à tona sobre seu envolvimento com a defesa de seu irmão", disse a CNN, em comunicado.

"Contratamos um respeitado escritório de advocacia para conduzir a revisão e o demitimos, com efeito imediato", acrescentou. A rede não forneceu detalhes sobre as novas informações, destacou a Reuters.

Em comunicado no Twitter, Cuomo, 51, disse estar decepcionado. "Não é assim que quero que meu tempo na CNN termine, mas já disse por que e como ajudei meu irmão", disse ele.

No jornalismo, é considerado uma violação da ética usar a posição de alguém para defender uma causa pessoal ou conduzir investigações por motivos pessoais.

Cuomo foi inicialmente suspenso depois que a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, mostrou textos e outras mensagens nas quais buscava usar suas próprias fontes nos meios de comunicação para obter informações sobre o caso e as mulheres envolvidas nele.

VÍDEO: 3 pontos para entender o que levou à renúncia de Andrew Cuomo

VÍDEO: 3 pontos para entender o que levou à renúncia de Andrew Cuomo

Uma ação criminal acusando Andrew Cuomo de contravenção sexual foi apresentada em 29 de outubro em um tribunal de Nova York.

Andrew Cuomo, que é democrata, ganhou fama nacional no ano passado durante o surto do Covid-19 por suas instruções sobre como Nova York estava lidando com o surto e, muitas vezes, aparecia no programa de seu irmão na época.

Fonte: G1

Comunicar erro
Rede Ideal 1

Comentários

Telecab